Alimentos funcionais são alimentos que nutrem e também promovem efeitos metabólicos e fisiológicos sobre a nossa saúde. Existem hoje vários alimentos investigados, com diversos princípios ativos atuantes. Grande ênfase está sendo dada aos óleos funcionais, uma vez que alimentos lipídicos determinam em sua maioria o padrão de saúde e de enfermidade da população. Há, porém uma grande contradição em torno desse assunto. Se óleos em geral são calóricos e seu consumo em excesso é desaprovado por nutricionistas e médicos como podem então trazer benefícios à saúde?
A questão é que os óleos funcionais são ricos em ácidos graxos insaturados, as chamadas “gorduras do bem” essas gorduras protegem nossas artérias e produzem diversos efeitos benéficos à saúde como:
- Reduzem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- Auxiliam a diminuir os sintomas da TPM e Menopausa;
- Possui, em sua maioria, ação anti-inflamatória;
- São ricos em Vitamina E;
- Auxiliam na redução da taxa de LDL (colesterol ruim);
- Coadjuvantes em dietas para perda de peso e redução de gordura corporal;
- Aumentam as defesas do sistema imunológico;
- Auxiliam no adequado funcionamento do intestino.
Saiba onde encontrá-los:
Óleo de Cártamo: Fonte de ômega 6 e ômega 9. Está envolvido no metabolismo das gorduras por inibir a ação da enzima responsável pelo armazenamento de gordura, ação que obriga o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia.
Óleo de Gergelim: Fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres.
Óleo de Linhaça: Fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Estudos atuais demonstram que seu consumo diário auxilia na proteção dos neurônios e também na inibição de fatores inflamatórios.
Óleo de Borragem: Fonte de ômega 6 e GLA (ácido gama linoleico), auxilia no controle hormonal, diminuindo sintomas de TPM e menopausa.
Óleo de Girassol: fonte importante de ômega 6 e de vitamina E, auxilia na redução do LDL (colesterol ruim).
Vale lembrar que o consumo deve ser moderado, orientado pelo seu nutricionista e que a prática regular de atividade física é indicada!
Você encontra todos os 5 óleos em apenas uma cápsula de Linolin®, acesse http://www.nutribrands.com.br/emagrecedores/linolin-120-capsulas.html e saiba mais sobre o produto.
Fonte:
http://www.mundoverde.com.br/2008/09/15/conhe%C3%A7a-os-%C3%B3leos-vegetais/