Tratamento caseiro no combate à insônia

A insônia não é um distúrbio comum na vida do ser humano. É importante recorrer a tratamentos caseiros ou à ajuda médica quando os sintomas persistem.

Sono é um assunto que está sempre em discussão no nosso dia a dia, seja para reclamar de sua falta ou presença excessiva. Mas algo é certo: ficar acordado a madrugada inteira sabendo que precisa levantar cedo no dia seguinte é triste e doloroso. A insônia prejudica diretamente a vida do ser humano, podendo causar baixo desempenho nas atividades diárias, reação e reflexo mais lento, problemas psiquiátricos, obesidade, irritabilidade, abuso de substâncias nocivas e aumento do risco de doenças cardíacas.

Mais do que curar uma insônia quando ela está em estágio avançado, é importante preveni-la colaborando com a melhoria de hábitos e alimentação. Uma rotina equilibrada pode também ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila. Acesse algumas dicas da VitaVale clicando aqui.

Além disso, algumas plantas medicinais e tratamentos caseiros agem como calmantes no organismo, trazendo benefícios naturais para quem precisa lidar com a falta de sono.

 

1. Camomila

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Freepik

A camomila é uma planta medicinal que age como um calmante para o organismo do ser humano. O indicado é que seja preparada como chá usando as flores secas da planta ou os sachês de supermercado. Além de saborosa, também auxilia na má digestão, no alívio de enjoos e cólicas menstruais. A camomila é responsável por interferir na excitação nervosa e insônia, agindo como um relaxante que ajuda a diminuir estresse, ansiedade e hiperatividade.

A camomila é umas das plantas indicadas para se tomar como chá antes de dormir. Confira as opções que você pode fazer em casa, clicando aqui.

 

2. Erva-cidreira

Imagem: Freepik

O chá feito de plantas da erva-cidreira também é um agente com função de acalmar e relaxar o organismo. A planta atua diretamente na melhora da qualidade do sono, alívio de dores de cabeça e tosse, combate de problemas digestivos e garante a manutenção da saúde e do bem-estar.

 

3. Maracujá

Imagem: Freepik

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O maracujá é uma fruta do nosso dia a dia, cujos benefícios são comumente desconhecidos. Ele pode ajudar a diminuir o estresse e agir diretamente no sistema nervoso, trazendo uma sensação de relaxamento e calmaria. A fruta possui propriedades sedativas que auxiliam no combate à insônia e irritabilidade. O indicado é que seja preparado como suco para tomar durante o dia e no final da tarde seja feito um chá das folhas do maracujá morno.

 

4. Lavanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Freepik

A lavanda é uma planta vinda das bordas do mar Mediterrâneo, capaz de causar sensação de relaxamento, podendo ser feita em forma de chá ou de óleo. Ela auxilia diretamente no combate à doenças mentais, estresse, insônia, dores de cabeça e outras. É indicado colocar ramos da planta ou o próprio óleo na fronha do travesseiro para ter uma noite de sono mais tranquila e relaxante.

 

5. Passiflora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem:Unsplash

A passiflora é uma planta capaz de agir no organismo do ser humano como calmante natural e sedativo leve. Contribui com o tratamento de ansiedade, distúrbios do sono, estresse, nervosismo e hiperatividade. A passiflora possui substâncias que agem diretamente no sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores, o que causa uma sensação de relaxamento.

É importante sempre ficar atento a problemas relacionados ao sono, pois eles podem causar doenças mais graves.O indicado é procurar ajuda médica quando os sintomas persistirem. Fique atento aos seus hábitos do dia a dia e opte por seguir comportamentos que podem evitar a insônia. Seguem algumas dicas:

  • Cama é lugar dormir: use o local apenas para fazer atividades que relaxem o corpo, para o seu cérebro não associá-la com preocupações do dia a dia;
  • Luzes apagadas: durma em um ambiente pouco iluminado e evite usar celulares, tablets e TVs 30 minutos antes de dormir;
  • Refeições leves: a última refeição deve ser duas horas antes de dormir. Evite também o consumo de bebidas estimulantes.

Se você se interessou pelo assunto e gostaria de saber mais sobre tratamentos naturais que podem estimular sensação de relaxamento e bem-estar, confira o nosso artigo de Aromaterapia.