Tomate: benefícios e propriedades

O tomate figura em quase todas as mesas por todo o país. Nas mais variadas receitas é possível encontrar esse componente tão popular entre os brasileiros, desde uma simples salada até pratos finos e elaborados.

Essa fruta – sim, apesar de muitos tratá-lo como legume, o tomate é uma fruta – é, além de suculenta e cheia de sabor, bastante nutritiva e pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde.

O tomate é muito utilizado em dietas, pois suas poucas calorias, aliadas a sua propriedade diurética facilita o emagrecimento. Além disso, por ser rico em vitamina C ele favorece o sistema de imunidade e também a absorção de ferro durante as refeições.

Confira mais alguns benefícios proporcionados pelo Tomate

  • Ajuda a prevenir o câncer: principalmente o de próstata, por ser rico em licopeno, que é intensificado quando o tomate é consumido cozido ou em forma de molho;
  • Melhora a saúde dos olhos: por causa de suas propriedades antioxidantes, o tomate é capaz de evitar a degeneração macular, que acomete pessoas idosas. Além disso, a vitamina A e o licopeno podem fazer bem à saúde dos olhos;
  • Previne doenças cardiovasculares: as mesmas propriedades antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, são essenciais para dar mais cuidados ao coração. Esses nutrientes podem transportar mais oxigênio para a corrente sanguínea, deixando o fluxo de sangue ainda melhor;
  • Combate inflamações: graças às suas substâncias anti-inflamatórias e a presença de carotenoides e sua composição, o tomate ajuda a combater, também, muitos tipos de inflamações que podem afetar nossos órgãos;
  • Ajuda a cuidar dos ossos: outra função do licopeno é auxiliar na estrutura óssea. Ele previne a oxidação do osso e trabalha junto com o potássio, também presente no tomate, na manutenção da saúde dos ossos.

Algumas informações nutricionais sobre o tomate

Componentes Quantidade em 100 g de alimento
Energia 25 calorias
Proteínas 1,2 g
Gorduras 0,2 g
Carboidratos 4,6 g
Fibras 1,2 g
Vitamina A (retinol) 25 mcg
Vitamina B1 56 mcg
Vitamina B2 43 mcg
Vitamina B3 0,64 mg
Vitamina C 38 mg
Cálcio 6 mg
Fósforo 20 mg
Ferro 0,6 mg

 

Com certeza o tomate é um dos alimentos mais amistosos da cozinha. Leve, fácil de preparar e cheio de sabor, ele nos dá de presente vários benefícios e nutrientes muito importantes para a nossa vida. Que tal incluir ainda mais ele na sua dieta diária?

 

Que saber ainda mais sobre saúde, bem-estar e alimentação? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo que postamos por aqui. E quer dar ainda mais poder ao seu dia-a-dia? Conheça nossos produtos e mude para uma versão mais saudável de você mesma!