Qual é o tempo do cochilo ideal?

Imagem de homem cochilando

O sono é essencial para a nossa saúde. Quando dormimos mal ou pouco, o nosso corpo reage instantaneamente. Nós ficamos menos alertas e focados, enquanto o humor, a memória e a capacidade de raciocínio piora. Por isso é tão importante dormir bem, não apenas de noite. Estudos já comprovaram que uma soneca no meio da tarde pode trazer muitos benefícios!
A vontade de cochilar no meio da tarde não é preguiça, é apenas uma necessidade do nosso corpo. Se você tiver o cochilo certo, pode fazer com que o seu dia fique muito melhor! O resultado da sua soneca depende do tempo que ela dura, o que afeta diretamente o quão profundo o seu sono é.

Cochilos de 10 a 20 minutos

Ela é conhecida como a power nap, ou seja, cochilo de energia. É ideal para quando você precisa de um grande impulso de energia e foco a curto prazo. Como o sono é curto, você consegue descansar sem entrar em um estado mais profundo de sono, o que evita aquela sensação grogue ao acordar. O melhor da power nap é que os benefícios são imediatos!

Cochilos de 30 minutos

O cochilo de meia hora, embora pareça a escolha mais óbvia, não é a melhor. Ultrapassando a marca de 20 minutos, seu corpo já começa a entrar no estágio mais profundo do sono, mas é interrompido antes de conseguir. Isso faz com que você acorde no “meio do caminho”, entre um estágio e outro. Ou seja, você acorda meio perdido e tonto. Além disso, os benefícios do descanso só aparecem cerca de meia hora depois de você acordar, bem diferente da power nap.

Cochilos de 60 minutos

Dormir por uma hora ajuda no processamento da memória cognitiva. É ideal para quando você precisa lembrar ou decorar algo. A única desvantagem, é que você acorda com um pouco de sonolência. Isso acontece porque no cochilo de 60 minutos, você entra no estágio de sono mais profundo, mas interrompe o ciclo do sono no meio, não permitindo que seu corpo se prepare para despertar.

Cochilos de 90 minutos

O cochilo de 1h30min, para a maioria das pessoas, completa todo o ciclo do sono. É ótimo para quando você precisa ficar realmente descansado, não apenas conseguir um boost de energia. Ele também auxilia na memória emocional e processual, ou seja, memórias de longo prazo. Como o ciclo foi completado, você também acorda com quase nenhuma sonolência.
Agora você já sabe qual é o melhor cochilo para o seu dia ser incrível e como você pode fazer com que o sono trabalhe ao seu favor, não contra você. Mesmo com a possibilidade de cochilar durante a tarde, não se esqueça de sempre dormir ao menos 8 horas por noite para ficar bem descansado durante o dia.
Acompanhe sempre nosso blog para mais dicas de bem-estar e saúde, e conheça nossa linha de vitaminas, minerais e óleos funcionais para uma vida ainda melhor!