Sopas são práticas e ótimas para dias frios

Durante os dias frios nosso gasto energético aumenta para aquecer o corpo e por isso temos mais fome principalmente por alimentos gordurosos.  Por isso nossa dica para esquentar nos dias frios, é acrescentar ao cardápio sopas nutritivas e deliciosas.

Separamos algumas dicas para deixar as sopas ainda mais saudáveis e ricas em nutrientes.

– Inclua variedade de verduras e legumes. Deixe os vegetais folhosos como couve, agrião, escarola e espinafre para colocar na sopa na hora de servir.

– Inclua fonte de proteína como frango, carne, peixes firmes, feijão branco, grão de bico e ovo cozido.

– Cuidado com o excesso de carboidrato na mesma preparação como macarrão, batata e cenoura. Escolha apenas 1, e dê preferência  para o macarrão e arroz integral.

– Salpique 1 colher de fibras como quinoa, aveia, chia e linhaça na hora de servir, assim terá mais saciedade.

-Evite as sopas e cremes preparados com ingredientes mais calóricos como queijos, manteiga, bacon, calabresa e creme de leite.

Escolhemos uma receita de sopa magrinha e muito saborosa para esquentar, confira!

 

Caldo verde com mandioquinha

Ingredientes:

100 g de peito de frango cortado em cubos

1 cebola picada

4 a 5 mandioquinhas sem casca cortadas em pedaços (500g)

4 xícaras (chá) de água

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de azeite de oliva

2 xícaras (chá) de couve picada

Sal e cheiro verde a gosto.

 

Modo de preparo:

Refogue o peito de frango em uma panela antiaderente e adicione, em seguida, a cebola, a mandioquinha, o sal e a água. Deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 30 minutos ou até que a mandioquinha amoleça e a quantidade de líquido reduza um pouco. Retire do fogo e espere ficar morno. Retire o frango e bata o restante no liquidificador. Em uma panela, refogue os alhos no azeite e junte a couve. Mexa um pouco e despeje o caldo do liquidificador na panela e deixe ferver novamente. Acrescente cheiro verde e azeite de oliva na hora de servir.