Sistema imunológico e alimentação

Diariamente o corpo humano é exposto a muitos microorganismos, causadores de doenças. A alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Diariamente o corpo humano é exposto a muitos microorganismos, sendo alguns deles causadores de doenças. A alimentação é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e não deixar que esses organismos prejudiquem nossa saúde.

 

Microorganismos podem se espalhar em diversos ambientes ou através dos alimentos que ingerimos se não forem higienizados corretamente.

 

O atual ritmo de vida da maior parte das pessoas acaba fazendo com que uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas fiquem de lado, proporcionando ainda mais espaço para que esses invasores – como vírus e bactérias – causem problemas para nossa saúde. Por isso, é fundamental que o organismo esteja com o sistema imunológico preparado e fortificado para não ficar vulnerável a ataques dos germes.

 

Além de deixar o sedentarismo de lado e procurar alguma atividade física que atenda ao seu gosto, uma dica fundamental é apostar em uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos industrializados e preferindo aqueles ricos em vitaminas e minerais, pois são substâncias que auxiliam na manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico.

 

As frutas e vegetais não podem faltar em seu cardápio diário, pelo menos cinco porções por dia é o recomendado para garantir uma defesa do seu sistema. Confira 4 dicas de alimentos que são ótimos para sua saúde.

 

Imagem: Shutterstock

 

 

Frutas:

 

As frutas cítricas como laranja, acerola, kiwi e tomate são ricos em vitamina C, ou seja, são antioxidantes que aumentam a resistência do organismo.

 

Vegetais:

 

Brócolis, couve e espinafre são apenas alguns alimentos que são ricos em ácido fólico, que é um nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Ele também pode ser encontrado no feijão, cogumelos e na carne de fígado.

 

Grãos e Cereais:

 

Gerais integrais, castanhas, sementes e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, são ricos em zinco, nutriente que auxilia no combate a resfriados, gripes e outras doenças que atacam o sistema imunológico.

 

Gengibre:

 

O gengibre possui um papel essencial na defesa do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e garantindo uma verdadeira ação bactericida. O alimento contém altas taxas de Vitamina C. É recomendável consumir o gengibre em sucos e chás, diariamente.

 

Para que você mantenha seu sistema imunológico protegido e longe dos vírus e bactérias, é fundamental que inclua em sua alimentação as dicas citadas anteriormente. Procure também todo auxílio que ajude a fortalecer o seu sistema imunológico, como a Vitamina C da VitaVale, que é um suplemento mastigável sabor laranja: quando consumido diariamente pode fortalecer ainda mais o seu sistema e cuidar muito bem da sua saúde. Saiba mais clicando aqui.