Seis alimentos com ação antiinflamatória

Você sabia que a inflamação do corpo dificulta a perda de peso e é a causa de diversas doenças?

Diversos fatores levam a inflamação do corpo tais como a poluição, estresse, alimentação inadequada com alto consumo de gordura saturada, trans e alimentos alergênicos contendo herbicidas, conservantes, corantes, aditivos químicos e metais pesados. A inflamação causa várias desordens metabólicas como excesso de peso, alteração dos hormônios do controle da saciedade, apetite, acúmulo de gordura, perda de peso, desordens estéticas como celulite, acne, queda de cabelo e também pode causar danos ao nosso DNA.

Listamos aqui alguns alimentos antiinflamatórios que podem melhorar (e muito!) estas alterações no nosso metabolismo:

Gengibre: é um tempero muito utilizado na culinária oriental e tem uma ação relevante na diminuição da inflamação. É importante destacar que o seu consumo deve ser cru já que no calor as substâncias ativas são perdidas. Dica: adicionem nos sucos, saladas, molhos e água saborizada.

Curcumina: é o princípio ativo do açafrão. Tem ação anticancerígena, antiinflamatória e diversos estudos mostraram eficácia na melhora em muitas doenças. Dica: coloque 1 colher de café de açafrão para cozinhar junto como arroz integral, dá um toque de cor e sabor.

Romã: é uma fruta ainda pouco consumida, mas seus poderes são relevantes. Tem ação em diversas doenças e melhora muito a inflamação.

Abacate: poderoso antiinflamatório, antioxidante e ainda diminui o hormônio do estresse, o cortisol. Dica: adicione o abacate em saladas e molhos ou bata com cacau em pó até virar um mousse super nutritivo.

Azeite extra-virgem: o ideal é que tenha menos que 0,5% de acidez e em vidro escuro. Em quantidade controlada ajuda a perder peso, diminuir gordura abdominal e melhora inflamação. Dica: saborize seu azeite, coloque dentro do vidro alho, pimenta rosa, alecrim e manjericão secos.

Ômega-3: gordura saudável importante para melhorar a atividade das células, é um poderoso antiinflamatório, ajuda a modular os hormônios em desequilíbrio e aumenta o efeito protetor contra inflamação. Ele ainda tem outros inúmeros benefícios para doenças cardiovasculares e neurodegenerativas.  Suas fontes são sardinha, atum, arenque, salmão, bacalhau e linhaça.

É possível realizar a suplementação do Ômega 3 consumindo 3 cápsulas do VitaVale®  Fish Oil ou VitaVale® Flax Seed Oil, ambos são livres de metais tóxicos e fabricados com matéria prima excelente qualidade.