Saúde mental também é essencial para garantir longevidade, dizem cientistas

garantir longevidade - vitavale

Quando falamos sobre garantir longevidade, é comum que se priorize hábitos saudáveis como uma boa alimentação e uma rotina de exercícios. No entanto, uma mente saudável parece ser uma parcela essencial de uma vida longa, segundo os cientistas.

A região de Cilento, na Itália, é conhecida por ser o lar de pessoas que ultrapassam a casa dos 90 anos de idade. Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quis investigar quais características contribuem para que essas pessoas consigam ir tão longe em suas vidas.

Nas 29 pessoas estudadas, todas com mais de 90 anos, os pesquisadores observaram que características associadas à uma boa saúde mental eram dominantes: positividade; otimismo; ética de trabalho; teimosia; e forte laço com valores locais (família, terra e religião).

Ao que tudo indica, essas características combinadas fizeram (e fazem) com que a população de Cilento conseguisse superar grandes adversidades na vida, afastando sintomas de estresse e depressão e mantendo a saúde mental. Para elas, garantir longevidade passa por uma boa atitude para com a vida.

Os indícios surgiram a partir de entrevistas e análises quantitativas com as pessoas mais velhas da região, bem como seus familiares. Os pesquisadores procuraram conhecer a fundo suas personalidades e histórias de vida, procurando apontar as características que se sobressaíssem e existissem até os dias atuais.

garantir longevidade - cilento - italia
A região de Cilento, na Itália. Imagem: reprodução / BBC.

Otimismo para garantir longevidade

Segundo o médico Dilip V. Jeste, principal autor do estudo, todas as 29 pessoas tiveram bons e maus momentos em suas vidas. No entanto, para vencer as adversidades que apareciam, resultantes do avanço da idade, “tiveram que aceitar e se recuperar das coisas que não podiam mudar, mas também lutar pelas coisas que, sim, podiam.”, disse.

As atitudes e pensamento positivo ao longo da vida fizeram com que os habitantes de Cilento mantivessem tanto sua saúde mental quanto sua disposição para continuar suas atividades cotidianas em suas casas ou no campo. Com uma alimentação saudável, eles estariam garantindo a “santíssima trindade” da longevidade.

Apesar dos resultados, o Dr. Jeste garante que não existe uma fórmula ideal para garantir longevidade, nem que saúde mental seja o principal fator. No entanto, os resultados do estudo que conduziu mostra que “há certos atributos muito importantes, como a resiliência, o forte apoio social, o comprometimento e a confiança em si mesmo.”, diz.

A máxima “mente sã, corpo são” nunca fez tanto sentido, não é? Nós da VitaVale queremos que você tenha a melhor qualidade de vida possível, fazendo com que a longevidade seja bem fácil de alcançar. Quando precisar, pode sempre contar com a gente, viu?

 

Com informações de BBC.