Descubra como garantir a saúde dos ossos necessária

Saúde dos ossos - Cálcio

Desde pequenos aprendemos que o cálcio é essencial para garantir a saúde dos ossos, um nutriente essencial para uma vida saudável.

Impedir a osteoporose, uma complicação que aumenta seus riscos gradativamente com a chegada da idade, depende de uma alimentação rica em cálcio desde as fases iniciais da vida.

Por isso, o texto de hoje é sobre longevidade, mas é útil para todas as idades. Saúde dos ossos não é algo que depende da sorte, mas de uma alimentação saudável, investindo em nutrição adequada. Abaixo, vamos tratar de alimentos ricos em cálcio para ter ossos fortes.

Alimentos para a saúde dos ossos

As necessidades do mineral variam de acordo com a idade. Adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos, precisam consumir entre 200 mg e 1000 mg para se manter em níveis indicados.

Dos 25 aos 50 anos, as quantidades ideais precisam ser, no mínimo, equivalentes a 1000 mg. A partir dos 50 anos, com a idade mais elevada e ossos já desgastados, a ingestão de cálcio precisa ser próxima a 1200 mg.

Todos já sabem que o leite e seus derivados são fonte de cálcio, o que é fato. Cerca de 200 ml de leite garante algo próximo a 250 mg de cálcio.

Em legumes e verduras, o ideal é buscar principalmente aquelas verde-escuras, especialmente folhosas. Veja abaixo os alimentos mais ideais:

  • Acelga (150 g em média) = 73 mg;
  • Amêndoas (1/4 de xícara) = 92 mg;
  • Brócolis (150 g em média) = 88 mg;
  • Couve (150 g em média) = 152 mg;
  • Espinafre (150 g em média) = 138 mg;
  • Folhas de beterraba (150 g em média) = 99 mg;
  • Folhas de mostarda (150 g em média) = 183 mg;
  • Folhas de nabo (150 g em média) = 184 mg;
  • Tofu (1/2 xícara) = 258 mg.

Além dos vegetais, alguns peixes também são importantes para garantir a saúde dos ossos. Salmão, bacalhau e sardinha são os mais ideais. A sardinha, por exemplo, possui 86 mg de cálcio por unidade, contando com a espinha.

Indicações importantes

É sugerido que uma alimentação que possua grandes quantidades de cálcio não seja acompanhada de muita fibra numa mesma porção ou prato. As fibras, mesmo sendo extremamente importantes para uma alimentação saudável, dificultam a absorção do mineral. A cafeína também é outro elemento que mais atrapalha do que ajuda.

A vitamina D é algo que não pode ser esquecida, já que boas quantidades deste nutriente garante uma boa absorção do cálcio. 15 minutos de sol diariamente já faz com que o corpo sintetize a vitamina idealmente. Fácil, não é?

Suplementos para garantir o suficiente

Sabemos que numa rotina agitada, em que é difícil gastar muito tempo para preparar um prato saudável, alguns nutrientes podem ficar de fora da alimentação. O cálcio, mesmo tão ideal, às vezes entra nesta lista.

Suplementos como o Cálcio + Vitamina D3 e a combinação de Cálcio, Magnésio e Zinco, ambos oferecidos pela VitaVale, são produtos que pensam nas pessoas que precisam garantir uma boa nutrição e nem sempre conseguem apenas através da alimentação.

Ambos garantem boas quantidades de cálcio que vão suplementar aquilo que a alimentação não consegue sempre atingir. A combinação de Cálcio e Vitamina D3, por exemplo, garante 600 mg de cálcio em apenas um comprimido. Basta ingerir mais um copo de leite durante o dia e pronto, já está garantida a quantidade diária ideal do mineral.

Se você se interessou pelos produtos da VitaVale, pode adquirir agora mesmo através da internet. Cuidar da saúde é essencial, e disso nós sabemos! 😉