Descubra como pequenas coisas da rotina podem favorecer a longevidade

Longevidade - VitaVale

Viver bem e por mais tempo não exige formas mirabolantes de levar a vida. Bons hábitos alimentares, bem-estar mental, rotina regular de exercícios e um pouco de felicidade diária já são o suficiente.

Diferentes do que muitas pessoas pensam, não tem nada a ver com que se matar numa academia, por exemplo. Ainda bem, não é?

Longevidade e exercícios diários

Quem confirma isso não somos nós, mas um estudo realizado pela Universidade McMaster em parceria com o hospital Hamilton Health Sciences, ambos instituições canadenses.

O principal intuito do estudo foi descobrir como as pequenas atitudes do dia a dia podem influenciar na saúde: ir a pé para o trabalho, andar mais de bicicleta, jogar bola algumas vezes na semana, enfim, gastar poucos minutos da rotina para se exercitar.

A pesquisa tomou como base os históricos dos pacientes do hospital, cruzando informações sobre seus estilos de vida e como sua saúde respondia aos diferentes hábitos. Vale lembrar que os pacientes estudados são aqueles que ofereceram vários anos de dados ao hospital.

Os resultados indicaram que as pessoas que realizaram quaisquer atividades por um tempo de 150 minutos semanais (meia-hora por dia) conseguiram reduzir o risco de fatalidade causada por complicações de saúde em até 30%. Considerando apenas doenças cardíacas, a queda de mortalidade para pessoas que se movimentavam pelo tempo sugerido chegou a 20%.

O que é impressionante veio em seguida, quando os pesquisadores foram analisar quem se exercitava por mais de uma hora e meia todos os dias da semana (750 horas semanais): apenas 36% do risco de fatalidade foi diminuído. A diferença é relativamente baixa quando os comparamos com o pessoal que se exercitava apenas 150 minutos por semana.

Não à toa, apenas 3% de todos os pacientes analisados conseguiram manter uma rotina que favorecesse 750 minutos de exercícios semanais.

Por que isso é importante

A informação mais importante que podemos extrair deste resultado é que, ao que tudo indica, para ficarmos saudáveis por mais tempo e atingir a longevidade, não é necessário se matar em horas de exercícios diários. Fazendo um pouco, mas fazendo regularmente, já é o suficiente.

É claro que exercícios não são tudo. Como você acompanha aqui no blog, alimentação saudável e com todos os nutrientes necessários é um dos passos necessários para atingir a tão sonhada longevidade.

E falando em nutrição, já sabe, né? Pode contar com a VitaVale. Nossos produtos se resumem às vitaminas e aos minerais que precisamos consumir durante toda a vida. Dê uma olhada.