Queda de cabelo: como tratar

Conheça os nutrientes essenciais para reduzir a queda de cabelo

Com o fim do verão e a chegada do outono, assim como folhas caem das árvores, a queixa de queda de cabelo aumenta. De acordo com pesquisa publicada na revista Dermatology, realizada por estudiosos suecos, é no outono que as mulheres perdem mais cabelo, e isso acontece devido à redução da luminosidade do sol e também o uso de água mais quente, que aumenta a oleosidade e o ressecamento dos fios. No entanto, há outras possíveis causas como alteração hormonal, uso prolongados de certos medicamentos, estresse, baixa imunidade e dietas radicais que restringe o consumo de certos nutrientes importantes para a saúde dos cabelos.

Mantendo uma alimentação variada é possível reduzir a queda de cabelo e o fortalecimento dos fios, conheça os nutrientes e alimentos que contribuem para esta ação:

Zinco

Auxilia no crescimento e fortalecimento dos fios, já a sua deficiência deixa o cabelo seco e quebradiço. Esse mineral pode ser encontrado em carnes vermelhas, peixes, ostras e farelo de trigo.

Ferro

Responsável pela oxigenação de células e tecidos do corpo, sua deficiência deixa os fios ressecados, quebradiços e opacos. As principais fontes alimentares de ferro são carnes, vegetais verdes escuros e feijões.

Cobre

Atua na formação de colágeno e elastina, desempenhando papel importante na saúde e beleza da pele e dos cabelos. Sua carência pode ocasionar queda e despigmentação dos fios.  Mariscos, ostras, fígado e oleaginosas, como amendoim, nozes e castanha-do-pará são alimentes ricos nesse mineral.

Selênio

Ação antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres que causam envelhecimento dos fios. Consumido em excesso, pode causar fragilidade e perda capilar. O Selênio pode ser encontrado em alimentos como bacalhau, atum, salmão, ostras, gérmen e farelo de trigo e castanha-do-pará.

Vitamina A

Auxilia na manutenção de estruturas do cabelo e da pele. Sua falta pode levar à descamação do couro cabeludo, mas em excesso pode levar a queda de cabelo. A vitamina pode ser encontrada em alimentos como cenoura, abóbora, manga, brócolis, leite, ovos, fígado e espinafre.

Vitamina B2

Ajuda na produção de energia para o corpo, sendo fundamental para o crescimento dos fios. Encontrado em alimentos como leite e derivados, fígado, carnes, ovos e vegetais folhosos verdes.

Vitamina B6

Participa da síntese da queratina, que é essencial para a saúde dos fios. Vísceras, carnes magras, cereais integrais, frutas, legumes, grãos e nozes são ótimas fontes dessa vitamina.

Biotina

Nutriente essencial para o crescimento dos fios e sua deficiência pode levar a queda. Fígado, gema de ovo, nozes e cereais são boas fontes dessa vitamina.

Proteínas

Responsáveis pela síntese, manutenção e crescimento de novas células e tecidos, sendo essenciais para a construção dos fios. São ótimas fontes alimentares, principalmente nos produtos de origem animal, como ovos, carnes, leite e derivados, mas também nas leguminosas.

 

Fontes alimentares de vitaminas e minerais

 

Para facilitar e garantir a ingestão de todos esses nutrientes você também pode incluir na sua rotina diária o suplemento nutricional Hair, Skin & Nails da VitaVale®, ele contém todas as vitaminas e minerais em quantidades necessárias para garantir o fortalecimento, manutenção e integridade da pele, unhas e cabelos, restaurando seu crescimento e beleza.

 

Fontes:

RG Nutri

Uol – Mulher