05 passos para melhorar sua qualidade de vida

Pessoas se exercitando ao ar livre

 

 Você já parou para pensar a respeito da sua qualidade de vida? O que você tem feito em prol do seu organismo ultimamente? Hoje vamos abordar pequenas mudanças que você pode fazer em seu dia a dia que influenciarão diretamente na sua qualidade de vida. Aprenda com a gente!

Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças causadas por um estilo de vida não-saudável podem ser ainda mais letais que acidentes de trânsito. Normalmente essas doenças são infartos, derrames, diabetes e a hipertensão. E se você possui casos assim na sua família, fique ainda mais atento.

 

01) Faça exercícios físicos

Por esta você já esperava, e por isto ele é nosso passo número 01: faça atividades físicas regularmente. Elas são essenciais para nossa saúde e isto vai além do bem-estar físico. É comprovado que pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente afetam no seu bom humor, diminuem a ansiedade e o stress, por conta dos hormônios que são liberados durante as atividades. Por isto, pesquise qual pode ser sua atividade física preferida, faça testes. Pode ser musculação, uma caminhada ao ar livre, algum esporte ou até algum ritmo de dança. Não importa qual modalidade você vai praticar, mas é fundamental que você faça – e, claro, sempre esteja acompanhado de um profissional.

 

02) Mantenha sua mente ativa

Mulher meditando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Shutterstock

 Assim como a saúde física é importante, a saúde mental também é. Para isto, exercite sua mente! Mantenha-se ocupada  durante o trabalho, mas lembre-se do quão fundamental é ter pausas para um café durante o dia e como seu corpo precisa de descanso aos fins de semana. Trabalhar faz bem para a mente, sim, mas o momento de relaxar é tão importante quanto. Coloque como objetivo diário fazer pelo menos uma atividade que você gosta e que não esteja relacionada com a sua rotina de trabalho: pode server um filme, ler um livro, não importa. Mantenha sua mente ativa, mas intercalando entre picos de produtividade e também relaxamento.

 

03) Alimente-se bem

 

Mulher com alimentação saudável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Shutterstock

Menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais: este é o hábito principal que você precisa colocar na sua rotina toda vez que for ao Super Mercado ou fazer alguma refeição fora de casa. Os alimentos industrializados, como você já deve saber, sofrem processos que são perigosos para a nossa saúde. Para você saber que está no caminho certo quando o assunto for alimentação, não deixe de consultar um nutricionista: ele vai conseguir montar o cardápio perfeito para o seu estilo de vida e de acordo com suas preferências pessoais.

 

04) Durma bem

Mulher dormindo bem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estudos sugerem que a falta de sono pode ter um efeito negativo sobre suas funções metabólicas. Quando você dorme menos de 5 horas por dia, há um desequilíbrio no seu metabolismo. Por isso procure sempre dormir 8 horas diárias, que é o considerado ideal por especialistas. Ajuda a evitar fatiga, estresse e o cansaço no dia seguinte. Já falamos anteriormente aqui no blog sobre alimentos que te ajudam a dormir melhor, relembre estas dicas!

 

05) Seja Feliz!

É importante deixar claro que a sua felicidade é a base da sua qualidade de vida: aliado às práticas saudáveis, procure fazer sempre aquilo que te deixa feliz. Dê vida aos seus hobbies e se esforce para que as suas obrigações, como trabalho e estudo, não estejam ocupando 100% dos seus dias. Relembre quando falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância da saúde mental.

 

Cuidar da sua qualidade de vida é a prioridade da Vita Vale! Possuímos uma linha de suplementos vitamícos que completam a sua saúde e bem-estar, conheça aqui. E se você gostou das nossas dicas, continue acessando o nosso Blog semanalmente.