Quais são os benefícios de manter-se hidratado?

A ingestão de água é vital e essencial em quase todas as funções do corpo humano, como nos processos de digestão, absorção, transporte de nutrientes e excreção de substâncias, além de auxiliar na regulação da temperatura corpórea, na eliminação das toxinas através da urina e da transpiração. O consumo inadequado prejudica de forma direta o funcionamento do organismo, contribuindo para o aparecimento de inúmeras doenças. Em algumas situações a hidratação adequada torna-se ainda mais importante:

Estudando: As tarefas que demandam concentração, como é o caso de estudar, podem ser seriamente prejudicadas caso o corpo não esteja propriamente hidratado. Em crianças e adolescentes, o risco de prejuízo da função cognitiva é ainda maior.

Dirigindo: Ao dirigir um carro a pessoa tem de estar bem hidratada, pois, caso contrário, pode sentir dor de cabeça, cansaço e perda de concentração. Além disso, as altas temperaturas no interior do carro podem ocasionar ainda mais desidratação. E, mesmo com o ar-condicionado ligado, as perdas de água podem ser elevadas.

Em viagens de avião: O ar dentro dos aviões possui umidade muito baixa: cerca de 15%. Isso ocasiona grande perda de água e, consequentemente, desidratação. Portanto, da próxima vez que você estiver em um voo longo, lembre-se de beber muito liquido.

Exercitando-se: A desidratação pode afetar o desempenho no exercício aeróbio, especialmente em climas moderados ou quentes. Para poder chegar á máxima eficácia do exercício é fundamental manter-se hidratado.

Trabalhando: Estresse, longos deslocamentos, ar seco devido ao ar-condicionado e ambientes quentes podem afetar o funcionamento normal do corpo e aumentar a perda de água.

O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência.

A recomendação de ingestão de Líquidos por dia é de em média 2 litros para mulheres e 2,5 litros para homens. Para quem não gosta de água, uma boa dica é criar uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. E para não esquecer de beber água é aconselhável ter sempre uma garrafinha com você! Outra opção são os chás que também são ótimas escolhas para garantir a hidratação, porém não devem ser adoçados!

É importante ressaltar que não devemos sentir sede. Esse já é um sinal de desidratação! Portanto não espere a sede chegar, a falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se constatada por muito tempo, em casos extremos, pode levar à morte.

Fontes:

http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=850

http://natalimentos.wordpress.com/tag/beneficios-de-beber-agua/

http://mundoverde.com.br/arquivos/Materias/35390