Quais alimentos contêm vitamina C?

A substância é uma grande aliada contra gripes e resfriados, doenças típicas do inverno. Porém, você sabia que a vitamina C é encontrada em muitos outros alimentos além da clássica laranja?

Pois é, quando falamos na importância da vitamina C no organismo, logo lembramos das frutas cítricas, principalmente a laranja. A fama não é sem razão, uma vez que possui uma média de 40 miligramas de vitamina para cada 100 gramas de polpa. No entanto, a fruta não é nem de longe a mais rica nessa substância. O título de fruta com o mais alto teor já descoberto da vitamina C cabe ao camu-camu, originário dos igapós da Amazônia. Além da cor vinho e do tamanho de uma jabuticaba, o camu-camu tem uma impressionante concentração média de 2.880 miligramas de vitamina C para cada 100 gramas de polpa.

Mas nem é preciso ir tão longe para encontrar outros exemplos. A acerola, fruta bem presente na culinária do Brasil todo, possui 45 vezes mais vitamina C que a laranja, com uma concentração de 1.790 mg por 100 g de polpa. Outras frutas com presença importante da substância são o caju, o morango, o limão e o tomate, além de hortaliças como o espinafre, o brócolis, o pimentão-verde e a batata.

Por outro lado, é importante ressaltar que o nosso corpo não é capaz de absorver mais de 70 miligramas de vitamina C por dia. Caso você ingira uma quantidade superior a essa, a substância é simplesmente eliminada pelo organismo. Esse é o motivo pelo qual os produtos de Vitamina C, como o da Vitavale, devem ser consumidos apenas uma vez por dia.