Por que incluir a linhaça na dieta é uma boa ideia

É difícil encontrar algum material que fale de bons alimentos para o corpo que não cite a linhaça. Essa semente, que é divida nas variedades marrom e dourada, possui benefícios diversos para a saúde, contribuindo para a saúde do corpo e da mente. Incluir a linhaça na dieta é, definitivamente, uma ótima ideia.

Uma das vantagens da linhaça é sua versatilidade. Pode ser consumida de forma integral – fazendo parte de receitas -, moída e transformada em farinha ou farelo e também através do óleo.

Mas o que torna essa semente tão famosa entre as recomendações de dieta é sua capacidade nutricional.

Linhaça na dieta - benefícios
As duas variedades de linhaça, dourada e marrom. Imagem: Dicas para perder peso.

Incluir a linhaça na dieta é bom demais para o organismo

Talvez o mais famoso benefício da linhaça é sua alta quantidade de ômega 3. Cerca de 39% da semente é composto pelo óleo, que é um dos alimentos mais ricos nessa gordura boa no planeta: mais da metade da composição do óleo é apenas ômega-3. Isso faz com seja ótimo para prevenir doenças do coração, diminuir o colesterol total (especialmente o ruim) e a pressão arterial e evitar a formação de coágulos.

Em segundo lugar no pódio de benefícios de colocar a linhaça na dieta é seu papel na regulação da presença do sódio no organismo. Já sabemos que o sódio está ligado a complicações cardiovasculares, como hipertensão e infartos.

A linhaça auxilia os rins no seu papel de excretar água e sódio, evitando a retenção de líquido e a alta concentração de sódio no organismo.

Especialmente para as mulheres, ingerir a semente pode trazer um ótimo alívio. Isso porque a linhaça possui substâncias chamadas lignanas, que simulam o hormônio natural estrógeno. No período pré-menstrual (TPM), esse hormônio está em baixa concentração no organismo. A linhaça pode atuar como uma reguladora da presença desse hormônio, repondo quando há necessidade e evitando desconfortos da TPM.

Mas não para por aí. O óleo de linhaça também é rico em antioxidantes, que auxiliam o sistema imunológico a tratar problemas bem específicos. Acima de tudo, ele contribui para a saúde dos olhos, já que pode ser um tratamento para deficiência lacrimal e ajuda a reduzir a inflamação ocular.

Benefícios para o dia a dia

Essa sementinha tão especial também traz benefícios mais indiretos, como garantir mais energia no dia a dia. Isso porque ela é também um acelerador do metabolismo, o que traz mais disposição, deixando o corpo mais apto a se movimentar e se recuperar da fadiga muscular.

Além disso, a linhaça também pode deixar a pele mais saudável. Isso mesmo, quem consome a semente regularmente pode viver com uma pele mais hidratada e suave, ajudando principalmente aqueles com pele muito seca.

linhaça na dieta - vitavale
O óleo de linhaça dourada oferecido pela VitaVale é concentrado em ômega-3 e 6.

Como vimos, não há motivos para não incluir a linhaça na alimentação. Especificamente seu óleo é algo muito prático de consumir, já que pode ser encontrado em cápsulas, como as oferecidas pela VitaVale.

Viu só? É bem fácil incluir todos os benefícios da linhaça em seu dia a dia. Comece agora mesmo!

 

Com informações de Minha Vida.