Por que a quinoa é um ótimo alimento para incluir na dieta

quinoa

Você provavelmente já ouviu alguém falar muito bem da quinoa, dizendo que ela é ótima por vários motivos, coisa e tal. Bem, possivelmente tudo que você ouviu é verdade: ela é, de fato, um ótimo alimento. Hoje vamos explicar o porquê.

Semente pequena, fácil de preparar e cheia de proteínas, carboidratos saudáveis, vitaminas e minerais. A quinoa é ideal para os intolerantes à glúten, possui todos os aminoácidos essenciais (aqueles não produzidos pelo organismo) em sua composição e, de quebra, também é ótima para quem quer perder peso.

No que se refere aos carboidratos, esse pequeno grão é ótimo porque possui aqueles de baixo índice glicêmico, que elevam lentamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, esse tipo de carboidrato é absorvido de forma mais lenta, demorando para ser transformado em energia e, com isso, evita a fome antecipada.

Quanto às proteínas, realmente não há o que reclamar. A quinoa é, basicamente, 12% formada de proteínas, sendo que essas são completas, ou seja, possuem todos os aminoácidos necessários. É um alimento extremamente rico nesse sentido.

Para quem está com o colesterol ruim lá em cima, esse grão também serve de grande ajuda. A quinoa contribui para a diminuição do colesterol principalmente por ser rica em fibras, nutrientes que ajudam na digestão de ácidos biliares, formados por colesteróis. Além disso, o grão também é rico em ômega-3, nutriente famoso por estimular a produção do bom colesterol.

Quem se preocupa em combater os radicais livres pode se beneficiar com o fato de que a quinoa é rica em antioxidantes, em especial dois flavanoides: quercetina e Kaempferol. O fato interessante desses dois flavanoides é que ambos estão sendo reconhecidos através de estudos por suas ações anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

Além de tudo isso, a quinoa também possui quantidades excelentes de ferro, vitaminas do complexo B, fósforo, lipídios, cálcio, vitamina C, entre outros nutrientes. Nada mal, não é?

E é por tudo isso que a quinoa é a nossa Dica de Nutricionista de hoje. Investir nesse alimento certamente é um bom investimento para a saúde!

Para mais dicas e informações sobre como levar uma vida saudável, continue acompanhando o blog da Vitavale.

 

Com informações de Mundo Boa Forma.