Se alimentar de 3 em 3 horas ajuda a perder peso?

Perder peso - VitaVale

Se você algum dia já se preocupou em fazer dietas ou teve outras estratégias para perder peso, certamente já vou ouvir falar em algo parecido: se alimentar de três em três horas ajuda a emagrecer. Será que é verdade?

Por que não é verdade

Na verdade, crer que comer de tempos em tempos ajuda na perda de peso é um mito comum. Criar intervalos entre as refeições não faz com que elas sejam processadas de forma diferente. O que conta é quanto é ingerido e como a energia é gasta.

Existe uma crença de que quando uma pessoa ingere alimentos em intervalos curtos de tempo, como em 3 em 3 horas, seu metabolismo fica mais ativo. Com o metabolismo agitado, ela gasta mais energia e mais gordura, ajudando a pessoa a perder peso.

No entanto, isso não é verdade. O metabolismo permanece o mesmo, mas o que muda é o apetite da pessoa. Comer de 3 em 3 horas pode ajudar no controle do apetite, fazendo com que não se recorra a lanches fora de fora, ingerindo apenas o que “mata a fome”.

Uma reeducação alimentar tem os mesmos benefícios. Quando se procura perder peso de forma saudável, é preciso passar por um acompanhamento nutricional para saber o que comer e quando comer. Comer bem e saudável, sem excessos, é uma estratégia universal para perder peso.

Por isso, se alimentar de 3 em 3 horas pode ter os mesmos benefícios de uma dieta convencional. O intervalo entre as refeições não conta realmente, já que o que importa de verdade é a qualidade e quantidade da alimentação, independentemente do período do dia.

O que tem dito os cientistas

Os estudos publicados sobre o assunto até agora sugerem que o que importa mesmo é a relação entre consumo e gasto calórico. Isso quer dizer que o importante mesmo é ingerir os alimentos certos e criar planos durante o dia para gastar a caloria deles.

Um estudo de 2009, publicado na revista “Clinics”, curiosamente mostrou resultados que apontam pro sentido contrário ao mito sobre o qual estamos falando. Ela mostrou que pessoas que se alimentavam adequadamente 3 vezes ao dia ingeriam menos calorias do que aquelas que se alimentavam 6 vezes ao dia.

É claro que tudo isso é bem relativo. Tudo depende do tipo de alimento ingerido, dos períodos do dia, como as calorias são gastas, etc.

Por fim, existem muitas variáveis e nada garante que fazer mais ou menos refeições durante o dia leva a perda de peso. O que conta mesmo é levar uma vida saudável, comer os alimentos certos e criar estratégias para gastar as calorias ingeridas.

E aí, gostou das informações? A VitaVale está sempre preocupada com sua saúde, independente dos seus objetivos. Por isso, oferecemos produtos que contribuem para a saúde em todos os momentos. Conheça melhor