Cuide da sua pele por meio da alimentação

Muito além de cremes, filtro solar e maquiagem, a alimentação também é uma questão central para a manutenção do bem-estar da sua pele. Afinal, a saúde do organismo se reflete na condição da pele: se tudo vai bem, o mais extenso órgão do corpo também reflete essa beleza. Separamos algumas dicas de alimentos que te ajudam a ter uma pele mais saudável e brilhante. Confira:

Tomate

A cor vermelha característica do tomate só existe graças ao licopeno, uma substância fundamental para combater os sinais do envelhecimento, como linhas finas e rugas. A vitamina A, também presente na fruta, é outra aliada a reparar as células danificadas da pele.

Maçã

Fonte de fibras que ajudam a manter a pele limpa e saudável: e quanto mais fibras, mais benefícios para a pele. A maçã atua na renovação das células e também ajuda a limpar os dentes, a gengiva e a garganta, além de ser ótima para o funcionamento do intestino.

Iogurte

Rico em probióticos (as bactérias que regulam o intestino), o iogurte garante a beleza da pele ao dar equilíbrio ao organismo. Benefício extra: o produto também atenua as olheiras. A indicação é consumir um pote (200 ml) por dia do produto desnatado.

Alimentos com vitamina C e E

A vitamina C atua na formação do colágeno, sendo muito importante para ter uma pele bonita. Laranja, acerola e vegetais de cor verde-escuro são ricos nesta vitamina. Já a vitamina E possui ação antioxidante e ajuda a combater o envelhecimento precoce. A substância está presente nos óleos vegetais, nas nozes e nos vegetais de folhas verdes.

Mamão e cenoura

Ricos em vitamina A, o mamão e a cenoura atuam na renovação das células e na recuperação dos tecidos. A presença do betacaroteno nessas frutas auxilia manter a pele mais saudável e brilhante – todos os alimentos de cor alaranjada também apresentam este benefício.

Pepino

O vegetal é diurético, tem vitamina C e ácido fólico e, por isso, funciona como regenerador celular, com um efeito extraordinário. É por isso que o pepino costuma ser utilizado para tratamentos específicos para a pele. O alimento ainda auxilia na cicatrização. A indicação é consumir um pepino médio, quatro vezes por semana.

Frutas vermelhas

O morango, a amora e a framboesa, por exemplo, são deliciosos e poderosos aliados no tratamento da pele. As frutas vermelhas são muito utilizadas em máscaras faciais e na hidratação capilar. Dentre seus componentes, se destacam substâncias antioxidantes, potássio, fósforo, magnésio e muita vitamina C.

Abacaxi

Mantenha sua pele firme com o abacaxi! A fruta conta com uma substância anti-inflamatória que atua diretamente na pele, combatendo acne e alergias. Além disso, o abacaxi dá firmeza aos tecidos. Polivalente, a fruta pode ser encontrada em sucos, gelatinas, bolos, compotas e iogurtes ou até mesmo assado.

Alimentos ricos em colágeno

Os alimentos que contêm o colágeno em sua composição atuam na regeneração dos tecidos e deixam a pele mais viçosa e saudável. Um exemplo de alimento com colágeno é a gelatina.