Os perigos de ter uma má alimentação

Má alimentação e doenças - VitaVale

Um dos compromissos da VitaVale é pensar uma nutrição adequada como um dos pilares para uma vida saudável. Sendo assim, para nós é essencial falar como uma má alimentação consegue trazer malefícios para o corpo.

Não é incomum que, quando falamos sobre o câncer, a má alimentação esteja entre os principais agravantes para a doença. Segundo a nutricionista Natasha Terra, alimentar-se mal é a segunda principal causa de câncer que é passível de ser prevenida através de correção de hábitos.

Relações entre câncer e má alimentação

Natasha afirma que a má alimentação pode ser responsável por até 20% da incidência da doença em países em desenvolvimento como o Brasil e por até 35% das fatalidades.

A profissional traz dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Afirma que a combinação entre exercícios, manutenção do peso ideal e uma alimentação saudável generalizada, sem alimentos ultrapassados e com mais frutas, verduras e legumes com os nutrientes ideais, podem prevenir cerca de 3 ou 4 milhões de casos de câncer ao ano.

Além de uma boa nutrição, fazer atividades físicas é absolutamente essencial. Os exercícios podem promover o equilíbrio hormonal, reduzir o trânsito gastrointestinal, fortalecer as defesas do corpo e ajudar a garantir o peso ideal. Com isso, complicações como o câncer de intestino, o endométrico e de mama são prevenidas.

Nutrientes com ação anti-inflamatória, como os fenólicos do cacau, por exemplo, são capazes de prevenir ou diminuir a progressão de diferentes tipos de câncer, como o de próstata, o de fígado, o de cólon e a leucemia. Já os antioxidantes são nutrientes que impedem a ação dos radicais livres, também associados com incidências de diferentes tipos de câncer. Eles podem ser encontrados em alimentos com coloração roxa ou laranja-avermelhado, já que existem antioxidantes em sua pigmentação.

Esse tipo de ação benéfica no organismo também é um resultado da ingestão de vitaminas A, C e E e de minerais como o zinco e selênio.

Soluções para quem não consegue se alimentar bem

Nós sabemos que, muitas vezes, uma má alimentação não é sinônimo de descaso, mas de uma vida agitada e rotina complicada. Nesses casos, os suplementos alimentares podem ajudar bastante!

Desde polivitamínicos completos para a nutrição até o investimento em nutrientes específicos, como cálcio, magnésio ou vitamina B12, os suplementos podem complementar de maneira ideal a alimentação.

A VitaVale possui uma linha completa desses nutrientes, que são oferecidos de maneira prática e para consumo rápido. Confira aqui nossa linha de produtos em nossa loja virtual!