Os benefícios da natação para a saúde

A natação é um dos exercícios físicos mais completos que existem. Alguns benefícios como a melhora do condicionamento físico geral e o fortalecimento podem ser facilmente identificados em atletas profissionais ou pessoas comuns que nadam regularmente. Porém, há outras vantagens muito mais importante e duradouras para a sua saúde!

Por ser realizado na água, o esporte não tem impacto e, consequentemente, não afeta as articulações. Isso promove o relaxamento dos músculos e ajuda a aliviar a tensão muscular. Os movimentos realizados durante a atividade compreende boa parte dos músculos do corpo, proporcionando um equilíbrio muscular ideal. Nadar ainda melhora a postura, ajuda na flexibilidade da coluna e alivia dores em geral. E o melhor de tudo é que os benefícios valem para todas as idades!

Nadar também libera sensação de independência, segurança e liberdade. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, seguiram 40 mil homens e mulheres, com idades dos 20 aos 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade 50% menor em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.

Por último, a atividade melhora nossa capacidade aeróbica: como a natação exige muito da nossa respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio. A circulação também é beneficiada: nadar moderadamente de 30 minutos a uma hora pelo menos duas vezes por semana ajuda na circulação sanguínea, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para células, músculos e órgãos.