Os benefícios da babosa e como usá-la

Também conhecida como Aloe Vera, a babosa é uma planta facilmente encontrada em lojas de produtos naturais ou também muito simples de plantar e cultivar em casa. Ela tem diversos usos e benefícios para o nosso corpo, sendo uma grande aliada do cabelo e da pele.

Contudo, mesmo sabendo de todos os pontos positivos da planta, muitas pessoas ainda tem muita dificuldade em saber como usá-la, a quantidade que deve ser aplicada em cada situação ou até mesmo como prepará-la para o uso, então aqui vão algumas dicas para você.

 

Benefício da babosa

A babosa contém inúmeras enzimas que ajudam na digestão. É rica em glicoproteínas, polissacarídeos, vitaminas, minerais e muitas outras coisas boas para o nosso organismo. Ela melhora a circulação sanguínea, retarda o processo de envelhecimento da pele, reduz os níveis de glicose no sangue e tem um poder hidratante incrível.

Imagem: Pinterest

 

Como usar a babosa

 

Pele e Cabelo

Muitas pessoas utilizam a babosa externamente, utilizando apenas a polpa da planta para espalhar nos cabelo ou na pele. Para isso você precisará de uma folha de babosa para 100ml de água. Após retirar a polpa do meio das folhas (ela tem um aspecto de gel e é transparente) coloque no liquidificador com a água e bata até ficar homogêneo. Simples, não? Depois é só aplicar no cabelo ou na pele e para limpar água já é o suficiente. Outro benefício da babosa é que sua polpa ajuda na cicatrização e inflamações, então você pode utilizar essa mistura para ajudar na cicatrização de machucados.

Retirando a polpa da babosa (Imagem: Pinterest)
Imagem: Pinterest

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chá de babosa

O chá de babosa é uma opção muito bacana para reforçar o sistema imunológico, desintoxicar e melhorar as funções digestivas.

 

Imagem: Google Imagens

 

 

Muitas vezes as pessoas tem receio em ingerir a babosa por conta da aloína, princípio ativo da planta que pode causar irritação na mucosa intestinal, mas se for bem preparado, não há riscos. Para a receita de chá você vai precisar de:

  • 1 folha de babosa
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de suco de limão

Para o preparo é só extrair o gel da babosa, misturar com a água e levar para o fogo. Quando ferver, desligue, adicione o limâo e tampe por alguns minutos. Se quiser, pode adicionar mel para adoçar.