Oito alimentos para aumentar a imunidade

Conheça os ingredientes certos para turbinar o seu sistema imunológico.

Com a mudança da estação, as pessoas ficam mais vulneráveis a doenças, como gripes e resfriados, mas através da alimentação é possível aumentar as defesas do organismo e conquistar uma vida mais saudável.

A mera combinação entre verduras e frutas, em quantidades adequadas, já auxiliam na conquista de uma melhor defesa para o organismo, evitando os sintomas da baixa imunidade: febre, calafrios, náuseas, vômito, diarreia e até cansaço.

Especialistas recomendam o consumo de três porções de frutas e duas de vegetais por dia. Além disso, há alimentos específicos que são considerados poderosos aliados para o organismo, confira quais são para acrescentar no seu cardápio e aumentar a imunidade.

Acerola: fruta rica em vitamina C, de ação antioxidante, que estimula a resistência, sendo responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. Pode ser consumida in natura, na forma de sucos ou em cápsulas.

Água: A desidratação pode comprometer o sistema imunológico e levar a outros problemas de saúde. Beba bastante água diariamente para auxiliar o corpo a eliminar as toxinas. Além disso, a ingestão de líquidos é fundamental para o alívio dos sintomas de gripes.

Castanha-do-Pará: Rico em selênio, o alimento é poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

Cogumelo Shiitake: esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora. Acrescente o shiitake em receitas como arroz integral, molhos para massas e saladas.

Gengibre: é imunoestimulante, possui ação expectorante, reduz a inflamação e a dor. Com a raiz, faz-se os chás e em pó, pode ser adicionado em sucos e receitas diversas.

Mel: ação bactericida e anti-séptica. É um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Não deve ser fervido para que não perca suas propriedades. Pode ser consumido puro, em sucos, vitaminas, frutas.

Óleo de coco: rico em ácidos láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes, vitaminas ou como substituto da manteiga em pães.

Alho: fonte de aliina e alicina, substâncias de potente ação antioxidante, estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes. Atua no combate a infecções e inflamações. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.

Esses dois últimos você encontra a venda no site da Nutridirect (www.nutridirect.com.br) em cápsulas. Além de agir fortalecendo a imunidade, os produtos apresentam ainda mais benefícios. Lançado em 2012, a Linha VitaVale apresenta 16 opções de vitaminas, minerais e óleos funcionais, voltada exclusivamente para promover o bem-estar e a qualidade de vida. Conheça!

Fonte: Mundo Verde