O poder do pensamento positivo

Pessoas otimistas sofrem menos com doenças cardíacas e até enxergam melhor.

Dividir as pessoas entre o grupo que enxerga o copo meio cheio e o grupo que enxerga o copo meio vazio pode não ser uma metáfora tão abstrata assim. Um estudo divulgado pela Universidade de Toronto, no Canadá, constatou que nosso estado de espírito tem real influência na maneira como enxergamos o mundo. O nosso humor altera, inclusive, as funções do córtex visual, que é a parte do cérebro responsável pelo processamento de informações visuais. O estudo concluiu que pessoas com bom humor possuem melhor capacidade para guardar informações visuais que as pessoas com mau humor.

Este é apenas um dos estudos que procuram, na ciência, alguma explicação para o poder do pensamento positivo sobre a vida das pessoas. O contrário já está mais que provado. Doenças como depressão, ansiedade e outros sentimentos semelhantes nos deixam mais suscetíveis à doenças cardíacas, por exemplo. Já outro estudo, desta vez do Centro Médico da Universidade de Duke no Estados Unidos, investigou se o pensamento positivo poderia ter a capacidade de tornar alguém mais saudável.

Imagem: Shutterstock

Nesta pesquisa, eles entrevistaram um grupo de mais de 2.600 pessoas, entre homens e mulheres, com perguntas sobre o que eles esperavam para o futuro e como estaria a sua saúde. Quinze anos depois, as mesmas pessoas passaram por uma série de exames e o estudo conclui que as pessoas que foram mais otimistas na primeira entrevista, 15 anos depois possuíam 24% menos chances de morrer em decorrência de complicações cardíacas.

Em Boston, um experimento semelhante acompanhou um grupo de homens durante 12 anos, analisando suas capacidades no controle das emoções positivas e negativas. Ao final do estudo, os resultados mostraram que entre os homens que tinham maior autocontrole das emoções, apenas 6% morreram por conta de um ataque cardíaco ou doença semelhante. Já entre aqueles que não possuíam esta capacidade, o índice de vítimas de doenças cardiovasculares foi mais que o dobro, 14%.

Todos estes estudos ainda não servem para sentenciar nenhum tipo de conclusão em relação ao poder do pensamento positivo. Mas nos dão a pista que o otimismo compensa muito mais que o pessimismo ou estresse desmedido.

Cuide da sua saúde. Pense positivo! E continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de mais dicas importantes para o seu bem-estar. Até a próxima.