Não deixe a insolação te pegar

Você ama o verão? Se a sua resposta é sim, com certeza nós sabemos os motivos, afinal, as altas temperaturas, o sol e o mar transformam a atmosfera e deixam tudo mais alegre e animado, fazendo com as pessoas tenham mais disposição para se divertir.

É nessa época do ano que muitas pessoas reúnem os amigos e a família para aproveitar as férias no litoral, a fim de desfrutar das altas temperaturas da melhor maneira possível. Contudo, apesar da diversão, alguns cuidados básicos não podem ser deixados de lado, inclusive quando o assunto é o tão desejado sol do verão. Por isso, a Nutridirect preparou dicas importantes para você se prevenir dos perigos da insolação. Acompanhe:

Afinal, o que é a insolação?

Com certeza você já ouviu esse termo, mas nunca soube ao certo do que se trata. A insolação é causada quando o nosso corpo fica exposto durante um longo período de tempo ao sol. O principal problema desse acidente é que ele modifica a temperatura do corpo, provocando febre alta, pulsação acelerada e, em alguns casos, até mesmo desmaios, sendo que em crianças e idosos o quadro pode se agravar ainda mais.

Use filtro solar

Esse conselho você já conhece, mas vale sempre lembrar. Escolha um fator de proteção que seja suficiente para a sua pele, por exemplo: um filtro com FPS 15 fará com que a sua pele leve 15 vezes mais tempo para ficar vermelha; um de 60, atrasará a vermelhidão em 60 vezes, e assim sucessivamente. Ou seja, se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, o protetor é melhor.

Não abuse no horário

Um “banho de sol” é sim muito bom, porque além de nos transmitir uma sensação maravilhosa, nos deixa com um bronzeado perfeito e ajuda o metabolismo a produzir vitamina D, no entanto, exagerar é perigoso. Uma dica importante é não ficar mais de duas horas exposto diretamente ao sol, tendo em vista que o seu corpo pode se desidratar e queimaduras solares podem ocorrer. O ideal é sempre preferir o sol antes das 10 e depois das 16 horas, visto que nesse período os raios são menos prejudiciais para a sua pele.

Em caso de insolação, o que devo fazer?

Primeiramente, beba bastante água. A pessoa vítima dos danos da insolação, definitivamente, precisa se hidratar. Além disso, é necessário também seguir uma dieta leve, passar hidratante na pele prejudicada e acompanhar de perto os sinais vitais. Se os sintomas piorarem, não se esqueça de procurar ajuda médica.

Apesar dos perigos, o sol é um ótimo aliado da nossa saúde e uma fonte poderosa de vitamina D. E se você precisa desta vitamina, nós temos o produto que você precisa. Trata-se do Cálcio de Concha de Ostra + Vitamina D3 VITAVALE, que é um suplemento mineral que, assim como o sol, colabora no fortalecimento dos ossos, dos dentes e também no funcionamento da contração muscular dos membros e do coração. Cuide da sua saúde nesse verão e aproveite o melhor da estação mais esperada do ano.

Fontes: Bolsa de Mulher, Minha Vida, Tua Saúde, Abril