Meditação pode ajudar a diminuir seu estresse

Nos dias de hoje, um dos problemas que mais atinge pessoas no mundo é o estresse. Conciliar vida social, trabalho, família e tantas outras obrigações e compromissos do dia-a-dia pode ser muito complicado e o acúmulo de tarefas e obrigações pode ser prejudicial a nossa saúde.

 

Cada pessoa tem um jeito diferente de lidar com esse problema, seja se distraindo no final de semana, fazendo exercícios físicos, tomando um chá de ervas do fim do dia, entre tantas outras possibilidades. Mas uma alternativa que tem ganhado muita força nos últimos tempos é a prática da meditação.

Imagem: Pixabay

 

A meditação é uma prática que remete a tempos muito antigos, remontando às tradições orientais. Muitas vezes definida como o exercício da mente, ela nada mais é do que a prática e tentativa de focar sua mente em algum objeto, pensamento ou sentimento, de forma que você possa encontrar clareza espiritual e/ou emocional.

 

Ela é muito facilmente confundida com a ioga, porém, apesar de terem origens parecidas, não são a mesma coisa. A principal diferença entre as duas é que a ioga trabalha tanto o interno quanto o externo, agregando em sua prática exercícios de equilíbrio e força muscular. Já a meditação trabalha exclusivamente seu estado de consciência, o “interno”.

 

Imagem: Pixabay

 

Os benefícios da meditação são inúmeros. Um de seus resultados mais procurados é a diminuição do estresse. Uma vez que você começa a exercitar o foco de sua mente em questões que não são suas preocupações e passa a investir energia em projeções de bons sentimentos, sua mentalidade perante dificuldades muda para melhor. Calma, tranquilidade e leveza são os pontos-chave da meditação.

 

Além disso, a meditação pode ser muito benéfica para além do seu psicológico. Ela também pode te ajudar a resolver mais facilmente atividades multitarefa, melhora a função imunológica, diminui chances de desenvolver depressão, ajuda na qualidade do sono, entre muitos outros pontos positivos que ela pode agregar à sua vida.

 

Imagem: Pixabay

 

Mas não se preocupe se você é iniciante, você pode começar a hora que quiser. Porém, algumas dicas podem ser cruciais para uma boa meditação e uma evolução na sua prática. Sempre pense no objetivo que você pretende alcançar, isso vai te ajudar a ter mais foco. Tente praticar em um lugar sem distrações e use roupas confortáveis.

 

 

Outra dica importante é saber sobre o seu tempo. Auto-conhecimento é algo que você vai agregar com a meditação, e para ter resultados satisfatórios, respeitar-se é ideal. Tente sempre manter uma respiração estável e uma boa postura. Música relaxante pode ajudar também. O começo pode ser difícil pois estamos sempre pensando em milhões de coisas ao mesmo tempo, porém, meditação é fluxo de pensamento, como ele vem, o deixe ir. Boa meditação!