A nossa pele não se mantém neutra quando o clima muda, podendo sofrer positiva ou negativamente com as alterações. No outono e no inverno, com ventos mais frios e ar mais seco, a pele tende a ressecar-se, e o descuido pode prejudicar muito sua saúde. Para evitar coceiras, manchas e rachaduras, confira essas dicas.
Qual parte do corpo sofre mais
Quando o vento cortante nos atinge, obviamente as áreas menos cobertas e mais sensíveis são atingidas. O rosto geralmente é o primeiro a sofrer, principalmente quando a umidade no ambiente é baixa. Para evitar consequências muitos ruins, os cuidados são bem fáceis:
- Evite tanto a água (você nem vai querer, claro) quanto a excessivamente quente. Apesar de gostosa, ela pode remover uma camada protetora da pele que nos ajuda contra o ressecamento. Uma boa combinação entre água morna e um sabonete ideal para o tipo de pele é o mais adequado;
- Hidratantes faciais são sempre bem vindos, mas cuide para não escolher um que estimule a produção de oleosidade. Opte por aqueles que possuem manteiga de karité ou cupuaçu, que costumam ser os melhores. Utilize uma ou duas vezes ao dia;
- Mesmo com o sol aparecendo pouco, o filtro solar ainda é indicado. FPS 15 já é de bom tamanho para as incidências de raios UV em dias nublados;
- Tratamentos do tipo esfoliamento, que removem camadas superficiais da pele são totalmente contraindicados. Tome cuidado;
- O bom e velho hidratante labial deve sempre estar na sua bolsa. Ventos secos e frios maltratam muito os lábios, que já são muito sensíveis.
Cuidados com outras partes do corpo
O corpo inteiro deve receber alguns cuidados especiais, não apenas o rosto, que é o mais atingido. Prejudicada com o clima, até o uso, já que, além de prejudicada diretamente pelas condições climáticas, a pele também sofre pelo uso excessivo de roupas. Vamos ver o que precisamos fazer:
– Na hora do banho, apesar de que a vontade seja de usar a água mais quente possível, evite isso. O líquido em alta temperatura remove camadas naturais de oleosidade que atuam como proteção para a pele. A água morna é mais bem vinda.
– Evitar o uso de buchas e esponjas também também é uma boa ideia. Aquela camada protetora da pele sobre a qual já falamos pode ser afetada, danificando-a. Além disso, procure utilizar sabonetes neutros.
– Depois do banho, procure sempre lembrar da hidratação novamente. O uso de cremes leves específicos para cada região deve ser posto em prática, não um para todo o corpo;
– Não custa nada comentar: não esqueça do filtro solar!
Se uma pele saudável é que o você busca nas estações mais problemáticas do ano, essas dicas tem muito a te ajudar. O corpo pede cuidados diferenciados para cada mudança no ambiente, e você precisa atender.
E se você quiser mais maneiras de cuidar da saúde em momentos especiais, confira os suplementos da VitaVale! Seu organismo agradece.