Manjericão: um tempero para o paladar e pra saúde

Ele é um queridinho na hora de temperar diversos pratos da nossa culinária, principalmente as tão amadas pizzas. Mas não é só no sabor que o manjericão se destaca. Ele contribui – e muito – para dar uma pitada a mais de saúde para o nosso dia a dia.

Propriedades do Manjericão

Originária da Índia e da Ásia, essa erva é conhecida desde a Grécia antiga e possui diversos benefícios que podem ajudar a nossa saúde. Ela contém uma alta variedade de óleos essenciais, como eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e terpineol, que possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Ainda sobre seus componentes, é sabido que o manjericão oferece nutrientes importantes para o nosso organismo e para a nossa mente. Entre eles estão as vitaminas A, C e K, além de magnésio, cobre, cálcio, ferro e ômega-3.

Benefícios para a saúde

Melhoria no sistema imunológico

Os elementos químicos presentes na erva auxiliam na ação de produção de anticorpos, aumentando-a em até 20%. Uma das principais ações é no combate de resfriados, através de suas folhas. Recomenda-se mastigá-las para o alívio dos sintomas. As propriedades antibióticas ajudam a proteger o organismo contra infecções e bactérias proporcionadas por gripes e resfriados.

Alívio da tosse

A erva está presente em diversos xaropes e expectorantes, e pode ajudar a aliviar dores na garganta ao fazer gargarejo com água fervida de suas folhas. Além de ser indicada para asma e bronquite, e outros problemas respiratórios.

Auxilia na visão

Graças a presença de vitamina A em sua composição, o manjericão possui propriedades antioxidantes, que trazem benefícios à saúde dos olhos. Com 100 gramas diárias de manjericão fresco é possível encontrar a dose diária necessária de vitamina A para o organismo.

Combate a acne e ajuda na cicatrização

O extrato de manjericão é capaz de auxiliar na eliminação de bactérias existentes na pele, que entopem nossos poros e originam a tão temida acne. Além disso, suas propriedades reduzem inflamações na pele e são indicados para o tratamento de outras condições, como picadas de insetos, micose e psoríase. Estudos até apontam a erva como uma excelente aliada no combate ao câncer de pele.

Alívio de tensão muscular

O manjericão é um ótimo relaxante muscular, podendo ser usado como chá, mastigado ou na forma de óleo sobre o corpo. Assim, ele alivia a tensão nos músculos e também serve como agente no combate às dores de cabeça.

Esse relaxamento dos músculos auxilia, ainda, na melhoria do fluxo de sangue pelo corpo, baixando, assim, o nível de colesterol. Combinado com os componentes antioxidantes da planta é possível, então, diminuir a probabilidade de problemas nas artérias.

Viu só? Além de ser um ótimo tempero para nossos pratos, o manjericão ajuda e muito em nossa saúde, tendo diversas funções e papéis. Continue acompanhando nosso blog para saber mais dicas e informações como essa. Conheça também nossos produtos, com eles você poder ter muito mais qualidade de vida e bem-estar!