Te contamos por que o magnésio é tão importante para o corpo

Magnésio - VitaVale

O magnésio está naquela lista de nutrientes que nós sabemos que são importantes. No entanto, nem sempre é fácil descobrir para que exatamente ele serve. Se você ainda não sabe, hoje vamos te ajudar.

Para ele serve

Transporte de energia e síntese de proteínas: dois processos simplesmente essenciais para manter o corpo funcionando corretamente. O magnésio, mineral geralmente esquecido na nutrição, tem papel forte para garantir a manutenção de ambos.

A alimentação das células simplesmente depende desse mineral. Sem ele, os vasos sanguíneos diminuem sua perfusão e consequentemente a absorção de nutrientes e oxigênio.

Também existe um processo chamado hexoquinase, do qual o magnésio participa. Isso se refere a uma parte do processamento metabólico energético que transforma a glicose em energia. Sem o mineral, esse processo acaba sendo deficiente ou dificultado.

Deu pra entender que o magnésio é essencial para o transporte e geração de energia, certo? Ok, agora, falando sobre a síntese de proteínas, podemos dizer que o mineral é também essencial para manter os músculos funcionando e sua regeneração atuante.

Sua ausência é associada a outros problemas como hipertensão, espasmos musculares, cãibras, cansaço extremo, entre outras consequências que afetam a atividade muscular.

Onde encontrar magnésio facilmente

Não é difícil inserir o consumo de magnésio na rotina, já que diversos alimentos o possuem. Abacate, algas, espinafre, figo, mandioca, quiabo, beterraba e couve são algumas frutas e hortaliças ricas em magnésio. Grãos e cereais como arroz integral, aveia, granola, grão de bico e lentilha também possuem quantidades bem interessantes. O mesmo vale para diversas nozes e sementes.

No entanto, pode ser difícil consumir as quantidades diárias essenciais. Um adulto saudável deve consumir entre 280 e 350 miligramas diariamente, o que pode ser difícil já que a maior parte dos alimentos citados acima possuem cerca de 30 miligramas a cada 100 gramas.

Felizmente, é bem fácil encontrar suplementos alimentares de qualidade que já garantem as quantidades adequadas do mineral. Inclusive, a VitaVale oferece em sua linha de produtos um composto completo, que combina Magnésio, Cálcio e Zinco em quantidades ideais. Quem preferir, também pode optar apenas pelo magnésio.

Viu só? O magnésio é importante para várias funções de nosso corpo. Não deixe de ficar de olho em sua alimentação para saber se está consumindo as quantidades ideias. Quando precisar de uma ajudinha, já sabe: conte com nossos produtos!