A importância de uma noite bem dormida

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra sono se remete ao “estado fisiológico caracterizado pela insensibilidade dos sentidos e pelo repouso que proporciona”. Em outras palavras, é a hora de descansar. Mas o sono não se limita ao descanso, pois há uma série de implicações que a falta de sono pode gerar.

 

Quando bebês, dormimos cerca de dezesseis horas por dia. Ao atingirmos a idade adulta, a nossa quantidade de sono em média é de sete a oito horas. O principal motivo para bebês e crianças dormiram tanto é a fabricação e liberação do GH (hormônio de crescimento), que acontece durante o sono.

 

Ainda sobre a relação entre idade e sono, um estudo da Universidade de Chicago revelou que os organismos de jovens de 18 a 27 anos, após dormirem apenas quatro horas por seis dias, apresentaram um funcionamento semelhante ao de uma pessoa de 60 anos de idade. Os níveis de insulina dos participantes também foram afetados, se igualando aos de portadores de diabetes.

 

Uma das principais funções de uma noite bem dormida é restaurar seu organismo à condição que ele iniciou o dia. Ou seja, após um longo dia de estudos e trabalhos, o sono é necessário para encarar a jornada do dia seguinte.

 

A manutenção e conservação de energia, consolidação da memória e aprendizado, amadurecimento do sistema nervoso central e o fortalecimento do sistema imunológico também têm uma relação direta com o sono.

 

Uma outra maneira de manter o seu organismo forte e com a saúde sempre em alta é com o Kit Imunidade da Nutridirect, que reúne dois produtos: o Óleo de Alho e o Zinco Quelado. Ambos auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo, por exemplo, o aparecimento de gripes e resfriados, aumentando a imunidade.
Com o Kit Imunidade e uma noite de sono bem dormida, o seu corpo estará preparado e cheio de vida para enfrentar tudo o que vier pela frente.

 

Fontes: ABC da Saúde, Dr. Barakat, Instituto Brasileiro do Sono