A importância das vitaminas

Quando estamos nos alimentando é normal nos preocuparmos com a quantidade de gordura, carboidratos e proteínas, mas quase nunca nos lembramos das vitaminas, não é mesmo?

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Além disso, o papel desses nutrientes é indispensável também para que nosso metabolismo esteja em perfeita atividade, já que participam diretamente de funções elementares, como visão, memória, imunidade, transporte do oxigênio para as células, formação da pele, calcificação dos ossos, produção dos hormônios e muitas outras funções.

Essas substâncias estão presentes em frutas e verduras, mas nem sempre a ingestão desse tipo de alimento é garantia de ter a quantidade necessária de cada vitamina. Confira a lista de alimentos e a vitamina que eles contém, e lembre-se que, quanto mais o prato for colorido mais vitaminas ele terá.

Vitamina A: responsável pelo crescimento e a diferenciação das células epiteliais, visão, crescimento dos ossos e defesas imunológicas.

Fontes: cenoura, espinafre, acelga, tomate e fígado.

 

Vitamina E: poderoso antioxidante.

Fontes: aspargos, espinafre, tomates e óleos vegetais.

 

Vitamina K: coagulação do sangue.

Fontes: couve, couve flor, espinafre, alface e batatas.

 

Vitamina C: formação de colágenos, antioxidante e formação de hormônios.

Fontes: acerola, limão, morango, goiaba, manga, mamão, laranja e brócolis.

 

Vitamina B: participa da quebra de carboidratos, proteínas e lipídeos, atua na transmissão de impulsos nervosos.

Fontes: ervilhas, feijão, pão integral, arroz integral, nozes e peixes.

 

Como dito anteriormente, apenas a ingestão de vitaminas presentes em alimentos pode não ser suficiente. Portanto, se necessário, utilize algum tipo de suplemento vitamínico.

Conheça a linha completa da Vitavale, produtos especialmente desenvolvidos para aumentar sua disposição e ainda tem mais: eles não engordam! (http://vitavale.com.br/ )

Fontes: (IG e Infoescola)

 

(http://saude.ig.com.br/vitaminas/ )

(http://www.infoescola.com/biologia/vitaminas/ )