Hambúrguer de vegetais para fazer em casa

É difícil achar alguém que não goste de um bom sanduíche com um hambúrguer saboroso. Poucos sabem, mas os vegetarianos também não ficam para trás nesse hábito, e conseguem explorar sabores bem diferentes dos normais. Na verdade, além de ricos no sabor, os hambúrgueres que não levam carne têm a vantagem de serem mais saudáveis na maior parte das vezes.

Um hambúrguer convencional de carne bovina de 100 gramas possui em média 300 calorias, 14 gramas de gordura, 50 miligramas de colesterol e uma quantidade de sódio bastante elevada para uma única refeição. Para tentar alternativas mais saudáveis, o hambúrguer de vegetais é uma ótima pedida.

Hoje, vamos ensinar algumas receitas para alguém que quer se arriscar na cozinha e fazer um desses. Vamos lá?

Hambúrguer de vegetais e grão-de-bico light

Ingredientes: 1 xícara de grão-de-bico cozido; 1 cenoura; meia cebola; 1 pimentão verde; 1 colher de sopa de molho de soja; 1 clara de ovo; 1 dente de alho amassado; salsa picada a gosto; sal a gosto; pimenta a gosto.

Modo de preparo: bater no liquidificar a clara de ovo com a cenoura, a cebola, o pimentão, o molho de soja, o alho e a salsa. Depois, junte a mistura com o grão-de-bico cozido já amassado previamente. Tempere com o sal e a pimenta e polvilhe farinha de rosca até dar liga. Depois de modelar os hambúrgueres, leve a uma frigideira untada para dourar dos dois lados.

hambúrger de vegetais 2

 

Hambúrguer de alho-poró

Ingredientes: 250 gramas de alho-poró picado; meia cebola picada; 1 cenoura ralada; 3 dentes de alho amassados; 1 maço de cheiro verde picadinho; 100 gramas de champignons picados; 1 colher de sopa de azeite de oliva; 1 ovo; farinha de rosca até dar liga.

Modo de preparo: adicionar todos os ingredientes em uma tigela – os vegetais devem estar cozidos e moles – e ir colocando farinha de rosca até dar liga. Depois de temperar com sal e pimenta, forme os hambúrgueres com as mãos. Em uma frigideira untada com azeite, doure os dois lados.

Hambúrguer de couve-flor

Ingredientes: 1 couve-flor; meia cebola ralada; 3 colheres de sopa de farinha de aveia; 1 ovo; sal a gosto; pimenta preta a gosto; fios de azeite até dar liga; salsinha picada a gosto.

Modo de preparo: antes de tudo, cozinhe a couve-flor até que amoleça bem e leve os pedacinhos a um processador. Em seguida, junte a cebola, a farinha, o ovo, o sal e a pimenta até obter uma mistura homogênea. Depois de formados os hambúrgueres, leve-os ao forno por 20 minutos – ou até que dourem – em uma assadeira untada.

 

Viu só? Existem várias maneiras de criar um hambúrguer de vegetais prático e saudável! Gostou de um? Prepare os ingredientes e chame a família para um jantar diferente!

Caso queira outra receita, não tem problema. Temos várias outras em nosso site, todas saborosas e leves, muito bem vindas para a saúde. Experimente!