Gordura Trans – Afaste da sua dieta!

As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial, e estão presentes principalmente nos alimentos industrializados

Por Aline Alves – Nutricionista

 

As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial, e estão presentes principalmente nos alimentos industrializados. Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras. A gordura trans, é utilizada na indústria para aumentar a vida útil e melhorar a consistência dos alimentos.
Estudos científicos comprovaram que a gordura trans é extremamente prejudicial à saúde: além de aumentar os níveis de colesterol ruim (LDL), também diminui a taxa de colesterol bom (HDL). Isso significa elevar o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral. Também vale ressaltar que a gordura trans não é sintetizada pelo organismo humano e por isso acumula-se nas artérias .Devido a todos os malefícios que traz à saúde, a Anvisa- Agencia Nacional de Vigilância Sanitária determinou que a indústria diminuísse a quantidade desse tipo de ácido graxo dos alimentos, recomendando que a quantidade máxima por dia seja de 2g.
A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras!

Para ter uma vida mais saudável reduza da sua dieta:

Biscoitos salgados

Pipoca de micro-ondas

Comida congelada

Margarina em barra

Glacê pronto para uso

Sorvete

Doces recheados

Salgadinhos e alimentos industrializados