Frutas do Verão: saiba quais são e seus benefícios

As mudanças no clima durante o ano afetam muito a produção das frutas! Antigamente, isso significava que era praticamente impossível encontrar morangos durante certa época do ano, enquanto alguns meses depois você via eles em todos os lugares. Isso acontece porque cada planta tem um clima mais favorável para seu crescimento.

Graças à tecnologia, hoje em dia, nós temos grande variedade em frutas durante o ano inteiro. Não é preciso esperar meses para comer uma fruta que se está com vontade, mas isso não é algo exatamente positivo. As plantas só crescem fora de sua época específica por conta de modificações genéticas e até mesmo agrotóxicos.

Ao saber quais frutas são típicas de cada estação, você não só economiza no preço, mas também na saúde. Comprar frutas na sua época, sem intervenção tecnológica em sua produção, são mais baratas, mais saudáveis e mais ricas em nutrientes.

Nós já falamos aqui no blog sobre as frutas de inverno mas agora chegou a hora de mostrar quais são as que são a cara do verão!

Imagem de melancia
Imagem: Pexels

Melancia

A melancia é uma das frutas típicas do verão e faz muito sentido. Mais de 90% da fruta é composto por água, ou seja, ela é muito refrescante e hidratante. A grande quantidade de água também ajuda a promover saciedade enquanto mantém o baixo nível de calorias. Ela ainda é muito nutritiva, sendo rica em vitamina C, diversas vitaminas do Complexo B, potássio e fósforo.

Imagem de abacaxi
Imagem: Shutterstock

Abacaxi

Uma das frutas mais consumidas no Brasil, o abacaxi, é uma fruta tropical deliciosa. O consumo só aumenta com verão, já que a fruta combina muito com a estação e ainda ajuda a emagrecer, por ser rica em fibras. Os benefícios não param! O abacaxi tem ação detox e auxilia na digestão, além de fortalecer o sistema imunológico e diminui inflamações.

Imagem de manga
Imagem: Shutterstock

Manga

Uma fruta perfeita para quem não resiste ao sabor adocicado, a manga é outra que aparece nos meses mais quentes do ano. Por mais que tenha um pouco mais de calorias do que suas companheiras de estação, ela também traz muitos benefícios. Rica em vitamina A e E, ela melhora a saúde da pele e ajuda a prevenir sinais de envelhecimento. Além disso, as mangas ajudam no controle da pressão arterial e no funcionamento do intestino.

Imagem de ameixas
Imagem: Shutterstock

Ameixa         

Mesmo com o pouco tempo, a ameixa é uma fruta consumida fresca ou em sua versão ressecada (ameixa seca). Ela possui muitos benefícios que vale a pena adicioná-la à sua dieta.  Com propriedades antioxidantes e rica em fibras, ela previne o envelhecimento precoce da pele e auxilia a perda de peso. Além disso, também regula o colesterol e o nível de açúcar no sangue.

Imagem de pêssegos
Imagem: Shutterstock

Pêssego

É difícil encontrar alguém que não goste de pêssego. Extremamente deliciosa e leve, a fruta combina muito com o verão. Da mesma família que a ameixa, os seus benefícios são parecidos. Com alto nível de fibras e baixa liberação de açúcar, ele promove saciedade e diminui o açúcar no sangue. Além disso é rico em diversas vitaminas, como A, C e K.

Continue acompanhando nosso blog para aprender mais sobre vida saudável e bem-estar todas as semanas!