Como saber se você está com deficiência de potássio

falta de potássio - vitavale

Qual é o principal nutriente da banana, você lembra? Provavelmente a palavra “potássio” já apareceu em sua mente. Mesmo que muita gente saiba onde encontrar este nutriente, pouquíssimas sabem identificar quando ele está faltando.

Como a VitaVale está sempre preocupada com sua saúde, o texto de hoje é para aumentar suas informações sobre o assunto. Vamos te ensinar a saber como identificar a falta de potássio e onde encontrá-lo.

Para lembrar rapidamente

Na alimentação rotineira, especialmente na brasileira, o potássio tem uma ação essencial: a redução dos efeitos do excesso de sódio. Além disso, ele também ajuda a diminuir a pressão arterial, na contração muscular e no equilíbrio mineral do corpo.

Para o dia a dia, especialmente dos atletas, o potássio tem ação essencial. Basta lembrar do clássico exemplo: comer bananas para evitar a cãibra.

Agora que rapidamente verificamos os benefícios deste nutriente, vale a pena falar dos efeitos da falta de potássio para a saúde.

Identificando a falta de potássio

Segundo a doutora Lauren Blake, da Ohio State University Wexner Medical Center, um dos principais sintomas da falta de potássio é a fadiga. Mesmo que uma pessoa esteja se alimentando bem e dormindo nos horários certos, o cansaço constante pode ser sintoma da ausência do nutriente.

“Toda célula do seu corpo precisa de uma quantidade certa de potássio para funcionar”, diz a doutora. É por isso que, no caso da contração muscular, o cansaço pode prejudicar os músculos de funcionar corretamente, gerando cãibras.

Outro grande sintoma da falta de potássio no corpo é a pressão alta acompanhada da sensação de inchaço. Sem o nutriente, é comum que os vasos sanguíneos se contraiam, levando à hipertensão, o que cria dificuldades para bombear o sangue.

Lembra que falamos da função do potássio na regulação do sódio? Pois é, com excesso de sal e falta de potássio no corpo, a sensação de inchaço é mais do que lógica, já que ocorre a retenção de líquidos.

Esses são motivos suficientes pra ficar de olho se seu organismo não está passando por uma falta de potássio, não é? É possível encontrar o mineral em alimentos como batata, tomate, feijão branco, feijão carioca, espinafre, damascos, entre vários outros.

Polivitamínicos dão conta

Numa rotina agitada, muitas vezes é difícil ter uma alimentação balanceada que supra todas as necessidades nutricionais. Para dar conta disso e evitar os riscos da falta de nutrientes, os polivitamínicos podem ser uma boa solução.

Falta de potássio - VitaVale

A VitaVale possui uma série de produtos que dão conta de boa parte da dieta. O potássio, claro, está entre os minerais que fazem parte das vitaminas incluídas. Além também, também há ferro, cálcio, magnésio, vitamina C, D, B12, entre outros. Quer conhecer nossos polivitamínicos? Dê uma olhada aqui.