Exercícios para diminuir o estresse

A grande carga de trabalho que muitos de nós enfrentamos diariamente resulta em diversos malefícios para a saúde. Uma das características mais visíveis é o aumento do nível de estresse. A boa notícia é que este mal pode ser combatido de várias formas, entre elas por meio da prática de exercícios físicos regulares.

Atividades que requerem concentração e trabalham a respiração, a postura e o alongamento são ótimas opções. Ioga e Pilates, por exemplo, envolvem movimentos lentos e amplos, sendo muito benéficos para as articulações. O principal resultado é tonificação e a busca por uma postura adequada. O ambiente das aulas também costumam proporcionar bem-estar ao praticante, o que ajuda a relaxar ainda mais.

Alguns esportes que exigem mais do físico ajudam a reduzir os níveis de estresse. A natação, por exemplo, permite um momento mais introspectivo na piscina, quando é possível se concentrar apenas em seus movimentos e no som da água. A escalada possui a mesma característica de concentração obedecendo o ritmo do atleta. Com instrutor e equipamento adequados, ainda é possível realizar a atividade em meio à natureza, fugindo do caos da cidade.

Outra opção para desestressar são atividades mais voltadas ao lazer. As diversas atividades que uma aula de circo pode oferecer, por exemplo, são capazes de não apenas entreter como também exigir habilidades mentais e diretamente relacionadas à consciência corporal. Malabares e acrobacias em grupo também exigem a atenção do praticante e ainda podem render boas risadas. O mesmo vale para a dança, cujos movimentos permitam criatividade e descontração, e ainda possibilita a sociabilidade.