Erros na hora de perder peso

Começou a dieta e tirou de uma vez tudo o que você não podia do cardápio, deixando para lá as guloseimas e frituras. Mas, na hora do resultado, percebeu que não surtiu o efeito esperado. Por que isso acontece?

 

Os nutricionistas apontam que esse é um erro muito comum de quem faz dieta por conta própria: apesar de melhorarem a alimentação, no sentido de tirarem os alimentos mais gordurosos e açucarados, acabam não diminuindo a ingestão calórica, o que interfere no resultado desejado.

 

Para que o emagrecimento seja feito de forma saudável, é preciso garantir ao corpo a ingestão de todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, e ao mesmo tempo diminuir o consumo de calorias. É comum nos primeiros dias de dieta sentir fome, porém é necessário ser resistente até o organismo acostumar-se.

 

Existem certas estratégias para enganar a fome, como o fracionamento das refeições, a ingestão de bastante água e de alimentos ricos em fibra. Feito isso, depois que o seu organismo se acostuma, ele responde melhor à quantidade reduzida de alimentos.

Imagem: Shutterstock

 

Confira alguns erros que você não pode cometer quando estiver fazendo dieta:

 

Alimentos light

É comum em muitas dietas só consumir alimentos industrializados light, porém, eles devem ser consumidos com moderação. Substituir o açúcar convencional pelo adoçante é adequado, porém comer várias fatias de pão light ou várias bolas de sorvete light é sair da dieta. Os níveis elevados de sódio desses alimentos provocam inchaço e o aumento da pressão arterial.

 

Proteínas

Outro erro muito comum no intuito de perder peso é não ingerir a quantidade necessária de proteínas. Ovos, leites e seus derivados, peixes e outras fontes de proteínas são fundamentais para emagrecer com saúde. O consumo desses alimentos de forma moderada proporciona a sensação de saciedade por mais tempo, tirando a sensação de fome.

 

Água

Diminuir a quantidade de água durante a dieta também é um erro que deve ser evitado. A boa hidratação é fundamental para saúde e ajuda a emagrecer. Beber água antes das refeições pode proporcionar a sensação de estômago cheio e, com isso, a ingestão de alimentos pode ser menor.

 

Horas sem comer

Essa é uma das piores estratégias para quem quer perder peso. Emagrecer de forma saudável tem a ver com perder gordura corporal sem se desidratar ou perder massa magra. Pular refeições, no entanto, em vez de mudar, atrapalha o funcionamento do metabolismo e traz mal estar, irritação, mau hálito e outros problemas. O ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, com intervalos regulares e evitar ficar longos períodos sem comer.

 

Agora que você já está ligado nos erros mais comuns na hora da dieta, não tem mais motivo para continuar insistindo no erro. Atente-se às nossas dicas e fique em dia com a saúde.