Entenda a importância do cálcio para o organismo

O cálcio é um dos sais minerais mais importantes para o organismo humano e, inclusive, é o mais aproveitado por ele. Pode ser encontrado em diversos alimentos e exerce funções boas para o bom funcionamento e manutenção do corpo. Que ele é essencial para o fortalecimento dos ossos todo mundo sabe, mas esse mineral é muito mais completo que imaginamos.

Os benefícios para os ossos

O cálcio é extraordinário para os ossos porque eles são as principais fontes de cálcio no organismo. É importante termos sempre o consumo de cálcio frequente em nossa dieta porque, quando há a falta dele, o organismo retira o mineral da estrutura óssea para levar a outras partes do corpo. Essa retirada, em longo prazo, pode enfraquecer os ossos e ocasionar algumas doenças, como a osteoporose, que são tão complicadas para pessoas com idades mais avançadas.

Outros benefícios

Além de ser essencial para o fortalecimento dos ossos, a importância do cálcio se relaciona com outras partes do nosso corpo. Ele contribui para o equilíbrio do fósforo, na coagulação do sangue, transmissão de impulsos nervosos e também influencia na contração muscular e cardíaca.

Onde encontrar para consumi-lo?

O cálcio é facilmente encontrado em derivados do leite – como iogurtes -, alimentos feitos com soja, peixes, aveia, laranja e açaí. Uma forma fácil de ingerir cálcio é através de vitaminas e complementos alimentares.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cálcio deve ser consumido em várias etapas de nossoa vida – na realidade, de todas -, e não apenas somente na infância e na idade mais avançada. Por ser tão importante para o organismo, ele deve ser fornecido sempre. E além de encontrá-lo nas fontes citadas acima, você também pode encontrá-lo em nossos produtos para uma melhor fonte de minerais. Confira nosso catálogo.

 

Fontes: Toda Biologia, Yogo, Guia de Nutrição.