Dormir bem pode ser fácil se você investir nos alimentos certos

Dormir bem - VitaVale

Quem já sofreu de insônia, ansiedade e outras complicações que afetam o sono sabe como não dormir bem pode afetar o nosso dia a dia. Menos produtividade e energia e uma dose extra de estresse são algumas consequências bem chatas.

Vários fatores diferentes podem tirar nosso sono. Uma mudança de hábitos, ficar muito tempo no computador à noite e até ficar muito tempo longe da luz natural podem nos impedir de dormir bem.

O que poucas pessoas sabem é que a alimentação pode desempenhar um papel bastante positivo. Existem certos alimentos específicos que contam com substâncias ultra benéficas para ajudar a dormir bem, seja por estimularem hormônios ou por relaxar os músculos.

Sabendo de tudo isso, a VitaVale hoje se comprometeu a falar dos alimentos que dão aquele impulso no sono. Vamos falar também das propriedades nutricionais que podem nos ajudar nesse sentido. Veja só.

Alimentos para dormir bem são acessíveis

Não é preciso recorrer a alimentos sofisticados, caros e difíceis de encontrar. Vamos começar falando daqueles que atuam diretamente na produção de melatonina, o hormônio do sono.

É fácil encontrar suplementos que garantem doses de melatonina, mas a aveia e a cereja, facilmente encontradas por aí, atuam diretamente na produção do hormônio e ajudam a dormir bem.

A aveia pode ser misturada em sucos, cereais, vitaminas ou qualquer outro alimento, enquanto a cereja pode ser consumida in natura ou através de sucos. O ideal, claro, é consumi-los à noite, cerca de uma hora antes de dormir.

Outro importante componente é triptofano, um aminoácido presente em algumas proteínas que aumenta a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e repouso.

 

O triptofano também é facilmente encontrado: alface, feijão, lentilha, nozes, sementes, leites e derivados, peru, frango, entre outros. Segundo a Dra. Nerina Ramlakhan, autora do livro Fast Asleep, Wide Awake (Dormir rápido, despertar bem, em tradução livre), o aminoácido e a vitamina B6 são importantíssimos para a produção de melatonina e estímulo da serotonina.

Dormir bem - VitaVale 2
Lembre-se sempre do triptofano, da serotonina e dos alimentos ricos em magnésio e potássio!

Também podemos falar de outros nutrientes mais comuns que não atuam diretamente no sono, mas geram bem estar através do relaxamento dos músculos e também ajudam a dormir bem. Entre eles está o magnésio e o potássio, que ajudam principalmente pessoas que ficam muito agitadas durante a noite.

Banana, batatas, damascos e leite são ricos em potássio, enquanto o magnésio é facilmente encontrado nos grãos integrais, nozes e verduras escuras. Ah! Vale lembrar que a VitaVale possui suplementos de magnésio que já garantem as doses diárias necessárias desse mineral e são facilmente absorvidos pelo organismo.

E por último, falando novamente da serotonina, neurotransmissor do bem-estar, é possível encontrar alimentos que os estimulam diretamente. Quem faz isso muito bem é o kiwi, essa fruta deliciosa e que muito pode ajudar a dormir bem. Outro que também ajuda muito nesse sentido é o chocolate amargo, com altas concentrações de cacau.

 

Viu só? Não é muito difícil começar a dormir bem. A VitaVale faz questão de ajudar no que for possível para aumentar seu bem-estar. Por isso, nossas vitaminas e minerais são uma  boa opção para quem não possui muito tempo para investir numa alimentação que ajuda no sono. Conheça nossa linha de produtos!