Dieta Low Carb: o que é, como funciona, para que serve

dieta low carb

Quando falamos de alimentação balanceada, o uso de dietas é algo que passa pela cabeça de muitas pessoas. De fato, as regras alimentares podem fazer muito pelo nosso corpo, desde que ofereçam quantidades ideais de todos os nutrientes que nosso corpo precisa.

Atualmente, a Dieta Low Carb tem sido utilizada para quem busca o controle do peso e redução de gordura corporal, bem como por quem procura um estilo de vida mais saudável. Como o nome diz, ela foca no consumo de baixas quantidades de carboidrato, focando em alimentos ricos em gorduras boas e proteínas de alto valor biológico.

O detalhe dessa dieta é que, ao invés da redução do peso, ela foca principalmente na modulação da glicemia, ou seja, evitar a transformação da glicose em gordura. Já foi comprovado em diversos estudos que investir em gorduras boas traz mais saciedade do que uma dieta rica em carboidratos, e consequentemente menos “pneuzinhos”.

O que é a modulação da glicemia

Numa rotina alimentar rica em carboidratos simples, a produção de insulina costuma ser alta para dar conta de levar toda essa glicose/energia para as células do corpo. Mas quando é quantidade de glicose é maior do que o necessário pelas células, ela precisa ir para outro lugar.

Existem dois destinos possíveis para essa “energia extra”: armazenamento nos tecidos musculares e fígado ou formação de gordura no tecido adiposo, formando os famosos pneus.

Além disso, os carboidratos simples são aqueles que produzem picos de insulina, o que faz com que o corpo sinta fome mais rápido e desnecessariamente. É um verdadeiro ciclo viciante em que a pessoa come e rapidamente sente mais vontade de comer.

Os benefícios da Dieta Low Carb

Por consistir numa reeducação alimentar, a Dieta Low Carb é uma das poucas dietas famosas que é realmente saudável e não é restritiva. Seus benefícios incluem principalmente a perda de peso (pela diminuição da fome), o não acúmulo de gordura, a diminuição no açúcar, aumento do colesterol bom (HDL), além de ajudar contra diversas doenças.

Consumindo alimentos com carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras boas ocorre sensação de saciedade e controle da fome. Esse tipo de carboidrato pode ser encontrado em todo tipo de alimento integral, além de uma série de frutas – maçã, laranja, pêssego, tomate -, vegetais – brócolis, pepino, berinjela, espinafre, abobrinha – e grãos – lentilha, grão de bico.

A gordura boa é a responsável por combater as doenças cardiovasculares, as neurológicas e as degenerativas. Além disso, elas também são responsáveis pela diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL).

O interessante da Dieta Low Carb é que ela garante esses benefícios sem fazer com que seja necessário parar de comer. É possível continuar consumindo um grande número dos mesmos alimentos de sempre, fazendo algumas modificações básicas – trocar a farinha comum pela integral, por exemplo.

E aí, gostou dessa dieta? Se você tem interesse em seguir, não deixe de conversar com seu nutricionista primeiro! A VitaVale deseja para você uma vida cheia de saúde e bem-estar!

 

Com informações de Mundo Boa Forma.