Dicas para se alimentar bem neste outono

Estamos no outono: uma estação seca com grandes variações climáticas, o que exige cuidados na alimentação para fortalecer a nossa imunidade. A primeira sugestão é consumir muitos líquidos para se manter hidratado. A água é a melhor opção, mas também podemos ingerir chás de ervas, por exemplo. Confira a seguir mais dicas de alimentação para o outono:

Aposte na vitamina C

Uma dica importante é ingerir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, caqui, kiwi e sucos como abacaxi com hortelã, laranja, acerola e kiwi, além de vegetais verde escuros, como rúcula, espinafre, brócolis. Vale lembrar que a Vita Vale possui o produto Vitamina C para reforçar o seu sistema imunológico.

Faça refeições leves

Fazer de 4 a 6 refeições por dia também é importante. Com refeições leves e equilibradas, você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários. Inicie as refeições principais – almoço e jantar – pela salada, pois é saudável e ajuda a preencher o conteúdo do estômago, fazendo com que você se sinta satisfeita rapidamente.

Sugestões de pratos

Nessa estação, invista em sopas. Duas boas alternativas são a de legumes e a canja. No geral, prefira carnes magras como: peixe, frango, peru, patinho e coxão mole, para evitar o consumo elevado de colesterol e gorduras saturadas. Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas- pode ser ensopadas e ao molho. Consuma fibras diariamente para um bom funcionamento intestinal: arroz, pães e bolachas integrais, frutas (maçã, laranja, ameixa e pera) e saladas em geral.

Melhor evitar…

Evite o consumo excessivo de café, mate e guaraná natural, ricos em cafeína (principalmente para quem sofre de ansiedade). Balas, salgadinhos, refrigerantes, frituras e chocolates em excesso também são prejudiciais, pois aumentam o apetite e possuem muitas calorias. Evite temperos e condimentos prontos, que têm uma grande quantidade de sódio, prejudicial à saúde quando em excesso.