Dicas para manter seu cérebro saudável

Praticar atividades físicas, escrever, ler ou adquirir um hobby pode auxiliar a manter seu cérebro saudável. Confira mais dicas.

Os anos passam e a preocupação com a saúde deve vir em primeiro lugar, principalmente para se chegar aos 70, 80 anos com muita saúde e disposição. Nesse sentido, você sabia que existem algumas atitudes que podem auxilia-lo a chegar na terceira idade com o cérebro saudável e mais jovem?

As atividades físicas são um dos pilares para uma saúde de qualidade. Praticando de maneira moderada, os músculos produzem uma proteína, que cai na corrente sanguínea, indo para o cérebro e agindo nas conexões dos neurônios, melhorando as sinapses. Caminhadas ou atividades como yoga são alguns dos exercícios que podem auxiliar na saúde do cérebro e consequentemente na longevidade.

Exercitar o cérebro também é excelente para manter o bom funcionamento do mesmo: um bom treinamento como escrever coisas simples, fazer palavras cruzadas ou até aprender algo novo como pintar, desenhar, tocar um instrumento, exige foco e atenção, tornando-se fundamental por ser algo repetitivo, que mantem o cérebro ativo. Quando exercitamos o cérebro, o protegemos de toxinas que podem levar ao processo demencial, como Alzheimer, e preservamos a memória recente.

Imagem: Shutterstock

 

Além de todos esses afazeres, alguns hábitos podem ajuda-lo a ter uma vida mais longa e saudável, principalmente a alimentação, por isso, o ideal é comer alimentos protetores do envelhecimento, que são antioxidantes e retardam o envelhecimento das células.

Alimentos da cor roxa, por exemplo, contêm substâncias chamadas antocianinas. Elas são boas para os vasos sanguíneos e ajudam a manter a saúde do coração e o cérebro saudável. Entre os alimentos estão: batata doce roxa, uvas, repolho roxo, berinjela e beterraba.

É importante salientar que esses cuidados com o cérebro devem vir desde sempre, para que o processo de envelhecimento seja natural e ao mesmo tempo saudável para o corpo e também para o cérebro.

Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre saúde e bem estar.