Dicas para fortalecer os ossos

Quanto mais a idade vai avançando, mais sensível fica a nossa saúde, e com isso mais problemas podem surgir. A maneira mais eficiente e indicada para se evitar isso é tomar os devidos cuidados durante toda a vida para que essas complicações não se tornem grandes com o passar dos anos – e fazer com que talvez elas nem apareçam! Nesse texto nós vamos falar sobre algumas dicas para fortalecer os ossos, já que a osteoporose atinge 10 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.
A osteoporose é uma doença que diminui a densidade dos ossos, o que ocasiona um enfraquecimento e fragilidade. Com os ossos cada vez mais frágeis, o risco de fraturas aumenta.

 

Cuide da alimentação

Uma maneira muito eficaz de diminuir as chances de desenvolver a osteoporose e ainda fortalecer cada vez mais os ossos é consumindo os alimentos que possuem nutrientes que ajudam na causa. O leite (e também seus derivados) é um velho conhecido das pessoas que buscam um reforço nesses casos, pois é rico em cálcio – uma das principais substâncias da formação dos ossos. Alimentos ricos em vitamina D – como a sardinha e amêndoa – e ômega-3 também são indicados.

 

Pratique os exercícios certos

Além de emagrecer, aumentar a massa muscular e melhorar o equilíbrio, os exercícios também são essenciais para fortalecer os ossos, como a caminhada, que contribui para o aumento da densidade óssea e contribui para a coordenação motora. A dança também pode ser muito benéfica para isso, pois evita a perda dos minerais dos ossos. Até subir escadas pode contribuir!

 

Fortalecer os ossos para evitar a osteoporose é uma questão de saúde e prevenção para evitar problemas no futuro. E para melhorar ainda mais a sua saúde, consuma suplementos vitamínicos da Vita Vale. Confira os nossos produtos e adquira já o seu!

 

Fontes: Minha Vida, Nutrição Prática e Saudável, Tua Saúde.