Dicas para fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico é de longe um dos principais do nosso organismo para se manter a saúde mais equilibrada. É ele quem defende todo o corpo de perigos externos e o previne de doenças, por isso a imunidade baixa é diretamente ligada à fraqueza, saúde debilitada e pouca eficácia contra agentes nocivos. Mas o que devemos fazer para fortalecer o sistema imunológico e deixá-lo melhor preparado para proteger o nosso organismo com o máximo de eficiência? Nós separamos algumas dicas importantes para você. Confira:

 

Evite o estresse

Pode não parecer, mas o nosso estado psicológico também influencia o nosso sistema imunológico, tanto quanto a saúde geral do nosso corpo. Evitar situações estressantes e livrar-se totalmente dessas irritações pode ajudar o organismo a manter os níveis de cortisol equilibrados, evitando inflamações, alergias, infecções e outras doenças.

 

Consuma alimentos que contribuam

Existem diversos alimentos que ajudam a equilibrar e fortalecer o sistema imunológico. Um dos principais deles é o alho – por isso a importância de usá-lo com tanta frequência no preparo de refeições. Alimentos ricos em selênio, zinco e vitaminas C, E e A, como a laranja, pimentas, tomate, brócolis, azeites, cereais integrais, sementes, nozes, feijões e carnes. Também é indicado que se evite alimentos enlatados ou ricos em conservantes químicos.

 

Pratique exercícios frequentemente

Não adianta: um corpo equilibrado precisa estar sempre em movimento, e a maneira mais fácil de se conseguir isso é praticando exercícios, que fortalecem a imunidade assim como uma dieta balanceada.

 

Abandonar costumes ruins, como o consumo de álcool e cigarro – que deixam a imunidade muito mais vulnerável – e adotar essas medidas que citamos anteriormente é uma estratégia essencial para fortalecer o sistema imunológico e garantir a nossa saúde, tanto quanto utilizar suplementos vitamínicos, como os produtos da Vita Vale. Confira o nosso catálogo e adquira já o seu!

 

Fontes: Mundo Boa Forma, Tua Saúde, Melhor com Saúde.