Dicas para evitar a procrastinação

Você sabe o que é procrastinar? É algo que você bem provavelmente acaba fazendo muito no seu dia a dia e nem ao menos se dá conta, então preste atenção: isso pode te trazer sérios problemas. A procrastinação é um ato de adiar o que se tem para fazer, postergar as atividades a serem feitas – desde as de casa, estudos, trabalho, enfim. Nesse texto você aprenderá algumas dicas valiosas e simples para evitar a procrastinação de uma vez por todas!

Evite distrações

Foco é essencial para que as tarefas sejam realizadas rapidamente e de maneira ágil e funcional – principalmente as mais complicadas e difíceis de fazer -, mas como pouca gente consegue ficar focado em algo por muito tempo, o segredo é se livrar do que pode ser empecilho para sua mente. Desligue os aparelhos eletrônicos que tenham acesso a redes sociais, procure um local sem barulhos ou incômodos e, se possível, desligue o sinal do celular.

Motive-se com uma recompensa

Você pode ser daquele tipo de pessoa que adora receber um prêmio por algo que realizou, então que tal fazer isso consigo mesmo? Dar um presente, uma recompensa, para si mesmo pode incentivar a produtividade e motivar. Podem ser coisas pequenas, como alguma pausa prazerosa, ou até mesmo algo material. Você merece, vai!

Estipule datas

Pesquisas recentes indicam que uma boa jogada para não nos fazer adiar as atividades e, assim, evitar a procrastinação, é determinar uma data para terminar ou entregar o que se tem para fazer. Dessa maneira, o nosso cérebro consegue visualizar melhor quantos dias há para realizar tal função, criando uma maior noção da quantia de tempo. Com esse limite em mente, fica mais fácil encontrar incentivo para não ficar adiando e terminar mais cedo.

Outra maneira fundamental para evitar a procrastinação é deixar o corpo e mente sempre ativos e bem dispostos, e para isso é essencial manterl o organismo saudável e equilibrado. Não adianta querer ter foco e determinação para realizar tarefas se o seu corpo não está preparado para elas. Para isso, confira os suplementos vitamínicos da Vita Vale!

 

Fontes: Época, Guia do Estudante, Azul Psicologia.