Descubra os alimentos que reduzem os efeitos do estresse

Estresse sintoma que atinge 9 entre 10 pessoas, seja causado pelo trânsito caótico nas grandes cidades, pelo excesso de trabalho ou pela rotina agitada que vivemos atualmente.

O estresse afeta nossa vida muito mais que imaginamos e os malefícios manifestam-se de várias maneiras como irritabilidade, insônia, problemas intestinais, aumento da pressão arterial, aumento de peso e compulsão alimentar causado pela ansiedade.

Durante o período de estresse o hormônio cortisol mantém-se elevado causando diversas alterações em nosso metabolismo. Especialistas acreditam que altos níveis de cortisol aumenta o risco de obesidade e acentua o acúmulo de gordura em áreas problemáticas, nas mulheres na região dos quadris e em homens no abdômen e costas.

Muitas patologias e distúrbios da alimentação são causados por esse fator. Por isso é essencial  ter uma “válvula de escape” para relaxar e sair da rotina, afinal a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Pensando nisso, a nutricionista Evelyn Monteiro selecionou alguns alimentos que amenizam a tensão e reduzem os malefícios causados pelo estresse excessivo.

 

Frutas vermelhas

Morango, cereja, amora, framboesa e mirtilo são frutas deliciosas e com baixa calorias, famosas pela quantidade de antioxidantes ajudam na prevenção do envelhecimento precoce das células, causado pelo estresse intenso. Outras opções: frutas cítricas.

1928672-1397-atm14

 Camomila

As flores da camomila acalmam e reduzem ansiedade e estresse. Além de induzir o sono e ter propriedades digestivas também contém apigenina, um antioxidante que atua na prevenção do câncer. Outras opções: Chá de melissa ou maracujá.

Banana

Fonte de magnésio e triptofano, substâncias que favorecem a síntese de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Outras opções: açaí, grão-de-bico, arroz integral, berinjela, quinua, oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará, pistache), chocolate amargo e ovo.

 Abacate

É rico em glutationa que ajuda a manter o cortisol na faixa normal e beta-sitoesterol um fitoquímico que age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções. Isso não só facilita a dieta como diminui o aparecimento de rugas precoces e celulite. Outras opções: óleo de abacate e frutas oleaginosas (amêndoa, castanha-do-pará, nozes, avelã).

Chá-verde

Contém teanina, um composto que reduz a ansiedade, estresse físico e mental ao controlar o hormônio cortisol. Além disso, é um poderoso antioxidante que protege as células dos radicais livres. Outras opções: chás preto e de oolong.

chá_verde_emagrece

Peixes

Peixes de águas profundas como arenque, atum, sardinha e salmão são ricos em ômega-3, previnem picos dos hormônios do estresse e favorecem a produção de neurotransmissores importantes para memória e distúrbios emocionais. Outras opções: linhaça, chia e Óleo de peixe VitaVale.

 Alho

Um dos órgãos mais afetados pelo estresse é o coração. Por isso, inclua alho no cardápio. Ele é famoso por auxiliar no controle do colesterol e da pressão alta, e também por ajudar na recuperação de gripes e resfriados devido ação expectorante, antisséptico, antiviral e antibiótico. Outras opções: azeite de oliva ou Óleo de Alho desodorizado VitaVale que evita o mau hálito desagradável.