CORPO, MENTE E “COZINHA” SAUDÁVEIS – TRUQUES PARA UMA COZINHA COM MAIS QUALIDADE

1- Cuidados básicos antes de qualquer cozimento

Sugere-se cozinhar sempre com alimentos descascados e em pedaço pequenos, na intenção de preservar mais os nutrientes. Outro dica também, é não cortar com muita antecedência os ingredientes, pois sabemos que o alimento oxida facilmente no contato com o ar e, com isso, perde consideravelmente o seu valor nutricional. Quanto menor o tempo de cozimento, melhor. Por isso, além de cortar e preparar o alimento apenas no momento do cozimento, é importante coloca-los apenas após o fervimento da água, para menor contato do alimento com a temperatura e perda de nutrientes.

2 – Reutilização de água

Se existir a intenção de preservar nosso bem mais precioso durante a preparação daquele delicioso almoço ou jantar, indicamos utilizar a mesma água de um alimento recém coado, para a limpeza e preparo de demais alimentos, afinal as vitaminas e minerais que são perdidos na hora do cozimento permanecem mesmo  quantidade em menor na água. A dica prática seria usar a água do cozimento da cenoura ou da beterraba, por exemplo para preparar o arroz ou o feijão.

3 – Cozinhar mais a vapor, partiu?

Nossas nutricionistas aconselham e recomendam preparar vegetais no vapor ou ainda, se preferir, assa-los. Preparar no vapor além ser mais rápido, pode ajudar na preservação dos nutrientes, em alguns vegetais em específico (espinafre, couve, repolho e outras folhas). Esses vegetais ficam bons para o consumo em apenas 1 a 2 minutos no vapor, já pensou? Outra dica prática para cozinhar no vapor é colocar um escorredor metálico ou de outro material resistente em cima de uma panela de água fervente. O alimento em hipotese alguma deve tocar a água, portanto deixe um espaço entre o líquido e o recipiente, ok?

4 – Mas qual seria o tempo correto para o cozimento, uma vez que não desejo perder nada dos Nutrientes?

Pois bem.

Cada legume, em tese, tem seu tempo especifico de cozimento. Isso depende muito do tamanho e da espessura de cada um deles. Brócolis, couve-flor e até mesmo os pimentões, em média ficam bons entre 10 e 20 minutos na fervura.Já o milho verde, a abobrinha e a abóbora oriental, permanecem com seus nutrientes se cozidas em água, mesmo depois de e 15 ou 20 minutos. Alguns alimentos podemos cozinhar por até 25 minutos, é o caso das batatas-doces e a da bata inglesa, desde que cozidas em água. E a cenouras, por conta de sua consistência podem permanecer por até 20 minutos na água, assim como a beterraba que podem ficar ficar entre 25 e 30 minutos.

Gostou? Quer saber mais?

Então fique sempre ligado aqui no site da VitaVale®, através do nosso blog.