Conheça os melhores temperos para cultivar em casa

Essenciais para o preparo e finalização da comida, os temperos também são fontes de vitaminas e minerais. No entato, devemos nos atentar para o fato de que os temperos artificiais e industrializados, além de não conterem estas vitaminais e mineiras, também podem prejudicar a saúde em função do alto teor de sódio e conservantes. Por isso, a melhor boa opção é sempre utilizar ervas e especiarias naturais.  A seguir vamos te ajudar a descobrir quais são as melhores opções de temperos para você cultivar e ter uma alimentação mais saudável!

Manjericão

Rico em óleos essenciais e propriedades antioxidantes, o manjericão também possui efeito antifúngico e detox. Ao utilizá-lo na comida, prefira na forma fresca, como na finalização de pratos, garantindo, assim, a máxima absorção dos antioxidantes. Para cultivá-lo, a dica é escolher vasos individuais e deixar a erva exposta ao sol por pelo menos quatro horas diariamente. É necessário regá-la todos os dias e aguardar dois meses após o plantio das sementes para fazer a primeiro colheita.

Alecrim

Erva digestiva e muito empregada na culinária, o alecrim é frequentemente usado para temperar pães e aromatizar o azeite e carnes como de coelho, porco e peixe. O plantio deve ser feito em recipientes de, no mínimo, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. A iluminação direta e abundante também se faz necessária, já a água não deve ser utilizada em excesso. Regar duas vezes por semana é suficiente para a erva se desenvolver. E lembre-se de cortar apenas as pontas dos ramos durante a colheita.

Hortelã

Refrescante e aromática, a hortelã é muito utilizada em pratos árabes e em sobremesas, sucos e chás. Rica em vitamina A – nutriente antioxidante que combate o tratamento de infecções – , a erva é ideal para quem sofre de má digestão, já que estimula a produção e concentração das enzimas digestivas. A erva não necessita de luz do sol, sendo assim, pode ser clutivada somente na luminosidade natural. As regas, por sua vez, precisam ser diárias e fartas, mas sem encharcar a terra. Para a colheita, selecione os galhos mais altos e verdes.

Estas são algumas das ervas essenciais para um preparo mais saudável da sua comida. Então que tal criar uma pequena horta em sua casa?

Fontes: Casa Abril, GNT.