Como tratar queda de cabelo?

Se os seus fios estão caindo mais do que o normal, algo pode estar errado com a sua saúde. Entenda mais sobre as causas desse problema e as melhores maneiras para evita-lo.

 

Você sabia que nossos fios passam por um ciclo natural de nascimento, crescimento e queda? O problema surge quando esta queda é demasiada, já que pode indicar alguma disfunção no organismo. Por isso é importante saber identificar a diferença entre quebra e queda de cabelo: quando os fios se soltam da raiz com o bulbo, aquele pontinho branco, tudo indica que seja queda de cabelo. No caso da quebra, os fios simplesmente se rompem em pedaços desiguais.

Alguns fatores e hábitos do dia a dia podem contribuir para a queda dos fios, entre eles: estresse, nervosismo, fumo, medicamentos, hemorragias, uso frequente de bonés e chapéus, tratamentos químicos nos fios, dietas restritivas, parto e alterações hormonais. Por isso, se a queda persistir, é importante procurar uma avaliação médica.

Atitudes pequenas da sua rotina podem ajudar a manter o cabelo mais saudável e livre de quedas. O tratamento em alguns casos pode ser mais fácil do que imaginamos. Confira nossas dicas:

 

  1. Mantenha os cabelos sempre limpos

A oleosidade é um dos fatores que contribui diretamente para a queda de cabelo, pois causa um aumento da proliferação de fungos e da descamação do couro cabeludo. O ideal é que a lavagem seja feita com água em temperatura menor que 25 graus e preferencialmente em dias alternados. Assim você evita os desgastes causados pelo excesso de água, sem permitir o acúmulo de sujeira.

 

  1. Não prenda os fios molhados

As madeixas precisam sempre de cuidados e tratamentos específicos. Claro que prender os fios molhados uma vez ou outra não trará grandes danos, mas o problema surge quando essa atitude se torna corriqueira. Quando molhados, os fios estão fragilizados, por isso, o indicado é que sejam presos depois de bem secos. Isso para evitar que o couro cabeludo mantenha-se molhado por muito tempo provocando fungos, criando caspas e enfraquecendo a raiz. Especialistas sugerem que usar um leave-in e evitar ventos enquanto os fios não estão secos pode ajudar a evitar o cabelo bagunçado.

 

  1. Faça exames periodicamente

Dermatologistas alertam que a queda de cabelo acompanhada de coceiras pode estar associada ao hipotireoidismo, doenças hepáticas e renais. Por isso, é sempre importante ficar atento ao sinais do seu organismo e procurar ajuda médica quando necessário.

 

  1. Cuidado com a ansiedade e estresse

Problemas relacionados a estresse, nervosismo, ansiedade e até depressão podem causar reações orgânicas no corpo humano, entre elas o aumento da produção de oleosidade no couro cabeludo. Com isso, descamação, caspas e quedas de cabelo podem surgir. Uma boa forma de prevenir essa situação é optar por cuidados diários com o organismo por meio da prática de atividade físicas.

 

  1. Use a escova e chapinha de maneira correta

Usar uma escova inadequada pode danificar os fios e aumentar aquele aspecto de cabelo quebrado. Usar a chapinha de maneira errônea também prejudica as madeixas, é importante evitar passar a chapinha em cabelos molhados, sujos e sem o uso de protetores térmicos. O indicado é procurar a orientação de especialistas que possam indicar os melhores produtos para cada tipo de cabelo.

 

  1. Cuide da alimentação

         Uma má alimentação favorece a queda de cabelo, por isso, o indicado é seguir uma dieta balanceada rica em vitaminas e minerais. Alguns nutrientes específicos podem ser grandes aliados da saúde dos seus cabelos. Ingerir minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), vitaminas (E, C e do complexo B), biotina e proteínas é uma forma eficaz de fortalecer os fios e evitar a queda de cabelo.

Mas se você tem uma rotina corrida e não consegue seguir uma alimentação equilibrada, as vitaminas e suplementos nutricionais da VitaVale  podem garantir o fortalecimento e manutenção de suas unhas e cabelos, restaurando o crescimento e beleza. O Hair, Skin & Nails  é capaz de auxiliar diretamente no fortalecimento e manutenção de pele, unhas e cabelos. A Biotina da VitaVale, também é essencial para a saúde do cabelo, pele e unhas. Experimente, a saúde dos seus cabelos será um sucesso!