Como se alimentar de maneira saudável no inverno

O inverno pede diversos cuidados diferentes com o organismo, entre eles a alimentação. Os dias mais frios podem representar uma ameaça a quem busca manter o peso. Muitas pessoas têm a impressão de que o inverno combina mais com alimentos pesados e gordurosos. Isso faz sentido, já que o corpo gasta muita energia para nos manter aquecidos e confortáveis no inverno. É por isso, por exemplo, que sentimos mais fome nesta época.

Porém, esta não podem ser uma desculpa para mudar completamente os hábitos saudáveis. Confira abaixo algumas sugestões de como se alimentar bem durante este inverno:

Inclua os legumes cozidos na dieta

Muita gente costuma parar de consumir salada no inverno devido ao frio. Uma opção para este caso é usar legumes cozidos para compor a refeição, seja como um prato ou junto com alimentos como o arroz ou a carne. Outra alternativa é investir em saladas quentes, com legumes cozidos, como mandioquinha e broto de feijão, por exemplo, ou carnes como o peito de frango, peito de peru ou o salmão.

Prefira o molho vermelho e alimentos com fibras

Prato típico do inverno, a massa pode ser consumida sem problema, desde que com moderação. Os molhos brancos ou muito elaborados são mais calóricos, por isso opte sempre que possível por molhos simples de tomate ou à bolonhesa. Uma sugestão para tornar o molho branco menos calórico é utilizar o leite desnatado no preparo.

Já alimentos ricos em fibras proporcionam uma sensação de saciedade maior. Portanto, o interessante é consumi-los nesta época em que sentimos mais fome. São exemplo de alimentos com fibras pão e arroz integral, aveia, farelo de trigo e granola.

Consuma sopas e caldos

É natural optar por alimentos mais quentes nesta época no ano, como sopas e caldos. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados. Use legumes e verduras para deixar o prato menos calórico e mais nutritivo. Por outro lado, deve-se evitar utilizar leite, creme de leite e queijos para engrossar o caldo, pois contêm muita gordura e não colaboram substancialmente em termos de nutrientes.

Substitua doces por frutas e bebidas quentes

Um erro comum é comer chocolates e doces em excesso no inverno. Quando bater a vontade de comer doce, uma sugestão é optar por frutas em versões assadas, cozidas ou em forma de creme. Banana, maçã e pera ficam muito saborosas quando preparadas assim e podem ser servidas ainda quentes. Para beber, o chá ou o café quentes ajudam a manter a hidratação do corpo, caso você não goste de tomar água durante este período mais frio.