“Exagerei no banquete. E agora?” Como aliviar o estômago de quem comeu demais

comeu demais - ceia - natal

Sejamos honestos: as festas de fim de ano são, geralmente, sinônimos de mesas e pratos bastante fartos. Nas noites de natal e réveillon, muitas pessoas costumam exagerar nos jantares, o que faz com que o dia seguinte seja uma tortura para quem comeu demais.

Sabendo disso, pensamos em trazer algumas dicas para aliviar o desconforto de quem comeu demais nessas noites fartas. É claro que nunca é uma boa ideia exagerar. Mas, ao menos assim é possível ficar mais tranquilo caso você passe um pouquinho dos limites. Vamos lá?

Bons chás para quem comeu demais

O ensinamento quase milenar de que chás são bons “remédios para o estômago” é realmente verdadeiro aqui. Menos delicioso do que a ceia, o chá de boldo é um verdadeiro aliado nesses momentos. Ele alivia o fígado e dá uma força para o organismo lidar o excesso de gordura e álcool acumulado durante a noite anterior.

Na falta do boldo, o hortelã pode ser utilizado, já que também é um aliado do estômago. Ambos os chás ajudam a eliminar o que foi ingerido em excesso e as potenciais toxinas geradas.

Inclusive, durante o jantar, uma boa ideia é preparar algum drinque que leve o hortelã na receita, como a versão do suco de abacaxi que inclui a folha no preparo. Já no caso de uma bebida alcóolica, o mojito é uma boa pedida – esse coquetel também leva água gaseificada, aliada da digestão.

mojito - comeu demais - vitavale
Mojito é um drinque que leva hortelã, suco de limão, água com gás e rum. É conhecido por auxiliar na digestão. Imagem: Vibrant Plate.

Cuidado com o que ingere

A nutricionista Lucyanna Kalluf também sugere uma dieta detox depois dos exageros das ceias. Não se trata de tomar sucos especiais ao invés de fazer refeições, mas de escolher alimentos específicos. Em especial, deve-se cortar alimentos com aditivos (corantes, estabilizantes, acidulantes) e focar naqueles in natura.

Verduras, frutas de índice glicêmico, hortaliças, cereais, leguminosas, oleaginosas e sementes irão ajudar a fornecer um combustível ideal para o organismo, sem “toxinas” e substâncias que podem prejudicar a disposição.

Para muitas pessoas, manter o corpo funcionando bem nos dias logo após os banquetes é bastante importante. Como a rotina volta normalmente depois das festas para essas pessoas, o organismo precisa estar bem disposto para encarar os novos dias.

Receita rápida e eficiente

Para ajudar os necessitados de um alívio nesses momentos, a nutricionista Lucyanna Kalluf tem uma receita de chá de boldo com funcho e camomila, que serve para regular o organismo. Confira como prepara-la:

  • Amasse uma ou duas folhas de boldo em uma xícara até extrair o sumo da planta;
  • Adicione 200ml de água fervente;
  • Adicione uma colher de camomila e uma colher de funcho;
  • Aguarde cinco minutos e coe em seguida;
  • Tome em jejum.

E aí, gostou das nossas dicas? A VitaVale está sempre preocupada com sua saúde e disposição, e sabemos também que todos merecem aproveitar bem suas festas de fim de ano. Não esqueça das nossas dicas e aproveite os banquetes!

 

Com informações de G1.